Ela decidiu enfrentar o desafiador cenário brasileiro – instabilidade econômica, legislação desfavorável e alta carga tributária – para empreender com o pai. Porém, de repente, a vida impôs uma nova missão: assumir o negócio sozinha.
“Empreender é isso: estarmos preparados para assumir responsabilidades e superar desafios”, ensina Priscila da Silva Ferreira, arquiteta e proprietária da Celso Joalheria e Ótica, de Blumenau.
Ela fala ao projeto “Mulheres que Inspiram”, idealizado pela Contax Contabilidade e Planejamento Tributário, com o apoio da Presse Comunicação e do OCP News Vale, sobre a carreira como empreendedora e a importância da educação.
Mudanças
O empreendedorismo, para Priscila, não foi uma escolha consciente. “Iniciei minha carreira profissional como arquiteta e, recém-formada, decidi abrir meu próprio escritório. Anos depois, aproveitando a alta da construção civil, junto ao meu pai Celso, abri uma incorporadora e, sem dúvida, neste momento me flagrei empreendedora”, recorda.
Com esta experiência, aprendeu as rotinas e os desafios de ser dona do próprio negócio.
“Entendi que, indiferentemente do negócio gerido, as práticas, controles e processos administrativos se repetem, e me senti preparada para não mais agregar meu pai aos meus negócios e sim me juntar a ele em seu negócio já consolidado: a Celso Joalheria e Ótica”.
Educação
Na opinião de Priscila, a principal e mais importante oportunidade que teve foi o acesso à educação de qualidade. Ela acredita que este é um fator determinante para minimizar situações de vulnerabilidade encaradas pelas mulheres.
“Acredito que seria possível reverter este quadro com educação e punição. Educação para que as mulheres consigam fazer suas escolhas profissionais e pessoais, para adquirirem respeito próprio e exigirem respeito do próximo. Educação para que o respeito ao ser humano, homem ou mulher, faça parte do caráter de todos. E punição severa e eficiente para todo e qualquer tipo de violência ao próximo”, observa.
Inspiração
A empresária diz que jamais sentiu qualquer tipo de empecilho por ser mulher e nunca hesitou em pedir ajuda a um homem quando necessário. Casada, ela consegue conciliar o trabalho profissional com o doméstico administrando bem o tempo.
Ao lembrar as mulheres que lhe inspiram, Priscila cita Luiza Helena Trajano, Sônia Hess de Souza e Renata Vichi. “Mas, cada mulher que conheço e convivo me inspira de alguma forma”, acrescenta.
Trabalho
O foco profissional dela no momento está em inserir a Celso Joalheria e Ótica no mundo digital. “O mundo muda e nós mudamos junto, sempre no intuito de atender nossos clientes com excelência”, afirma.
Apesar da pandemia, o ano de 2020 reservou muitas novidades para a empresa, com a abertura de uma nova loja física e a criação da loja virtual. Sobre o futuro, faz suspense: “as novidades que estão a caminho, deixamos para surpreender quando estiverem prontas, afinal parte do interesse está no lançamento delas!”, adianta.
Para finalizar, Priscila deixa uma mensagem para todas as mulheres:
“Foi-se o tempo em que decidiam por nós. Foi-se o tempo que tínhamos poucas escolhas. Foi-se o tempo em que precisávamos provar nosso valor. Homens e mulheres, temos o mesmo valor e competência. Não disputamos: caminhamos lado a lado e nos fortalecemos”.
Leia as outras entrevistas do projeto “Mulheres que Inspiram”:
- Sônia Hess de Souza quer promover a mudança e ajudar a construir um Brasil melhor
- Maria Regina Soar fala sobre sua trajetória política e desafios da Covid-19
- Susanne Klemz Adam, primeira mulher cônsul honorária da Alemanha em Blumenau
- Christiane Buerger destaca importância de incentivar mulheres a serem independentes
- Luciana Flor conta sua trajetória de empreendedorismo à frente do Grupo FW
- Ser mulher não atrapalhou trajetória da reitora da Furb, mas trouxe mais responsabilidades
- Saúde da mulher é o foco da trajetória de Maria Augusta
- Ilisangela Mais e o fascínio pela inovação
- O voluntariado como projeto de vida
- Juíza Quitéria Tamanini Vieira Péres fala sobre trajetória e desafios na área jurídica
- A história da Dona Lúcia e todo seu amor pelos animais