Mulheres que Inspiram: Christiane Buerger destaca importância de incentivar mulheres a serem independentes

Foto Divulgação

Por: OCP News Vale

16/03/2021 - 10:03 - Atualizada em: 16/03/2021 - 18:44

Christiane Schildwachter Buerger é natural de Blumenau, casada há 28 anos, mãe de dois filhos. Há 35 anos trabalha na empresa Ártico Indústria de Refrigeração Ltda, fundada pelo pai, o imigrante alemão Hubert Schildwächter e o irmão dele, Johannes, em 1960.

Desde 2011, ela é diretora presidente da empresa, que tem na direção outras duas mulheres, irmãs de Christiane, Monica S. Meinicke, diretora de Desenvolvimento, e Tania S. Eschenbach, diretora de Mercado.

Nesta entrevista ao projeto “Mulheres que Inspiram”, idealizado pela Contax Contabilidade e Planejamento Tributário, com o apoio da Presse Comunicação e do OCP News Vale, Christiane fala sobre como o empreendedorismo sempre fez parte da sua vida e os desafios profissionais de quem, aos 15 anos de idade, começou a se preparar para ser independente.

Empreendedorismo

Christiane é formada em Ciências Contábeis pela Furb, e tem MBA de Gestão Empresarial pela FGV. No currículo acumula experiência de trabalho na Alemanha, na cidade de Gronau, na empresa M&W Verpackungen, onde teve a oportunidade de transitar por vários departamentos. Desde cedo, o ambiente industrial já fazia parte da sua vida.

Ao completar 15 anos, decidiu fazer o curso técnico em Contabilidade noturno, no Colégio Santo Antônio. “Eu queria muito trabalhar, falei com meu pai e então iniciei na Ártico como auxiliar de contabilidade. A partir daí, trabalhei em vários departamentos e muito próxima ao meu pai”, conta.

O empreendedorismo, segundo Christiane, foi estimulado desde cedo. “Meu pai foi um homem que dava muitas oportunidades às filhas. Minha mãe sempre nos orientou no sentido de estudarmos para termos nossa independência financeira, para sermos independentes”.

Desafios

Nesses 35 anos de trajetória profissional, não foram poucos os desafios encontrados e superados pela empresária.

 

“Manter uma marca forte no mercado, atender às expectativas dos clientes, pesquisar, criar, fazer parcerias com grandes fornecedores, trazer sempre o novo, buscar profissionais qualificados” são alguns deles. O fruto desse trabalho, não poderia ser outro: “o reconhecimento e confiança do nosso cliente, a força da marca Ártico e chegar aos 60 anos de fundação são marcos importantes para nós”, comenta.

 

Christiane ressalta que a persistência é uma característica fundamental para vencer os desafios, tanto na vida pessoal quanto profissional. “Não podemos desistir no primeiro ‘não’ que recebemos. É importante focarmos e persistirmos nos nossos objetivos”, avalia.

O papel da mulher

 

“A situação da mulher em nosso país ainda é muito vulnerável. É muito triste o que as estatísticas apontam. A violência contra a mulher é um dos temas mais discutidos no Grupo Mulheres do Brasil. Apesar da Lei Maria da Penha ter sido muito importante para apoiar a mulher que sofre violência, ainda há muito a se fazer. Só poderemos reverter essa situação se nos unirmos como sociedade, precisamos envolvimento de todos nessa causa”, acredita Christiane.

 

Na opinião dela, o empreendedorismo feminino pode ser uma saída para a independência financeira da mulher. “Para isso, é necessário estimular as meninas desde jovens, mostrar a importância do estudo e incentivá-las. Elas precisam acreditar que é possível ter uma vida melhor do que a realidade em que se encontram”, afirma.

A empresária também observa que as mulheres ainda não ocupam cargos de liderança de forma igualitária. “O percentual de mulheres que fazem parte de conselhos de empresas no Brasil é baixíssimo. As mulheres são pouco lembradas para esses cargos. Muitas mulheres sofrem limitações, tanto na vida pessoal como profissional”.

Diante deste cenário, Christiane não se acomoda: “eu espero sempre o melhor para o futuro. Penso que temos que estar atentos às mudanças e nos adaptar a elas. E, mais uma vez, ressalto a importância da união da sociedade, para alcançarmos um país melhor, com mais segurança, saúde e educação”.

Associativismo

Como empresária, Christiane Buerger também faz sua parte com o objetivo de contribuir para um Brasil melhor. Ela participa da diretoria executiva da Acib (Associação Empresarial de Blumenau), onde atua como diretora para Assuntos da Indústria, e também faz parte do Grupo Mulheres do Brasil, liderado por Luiza Helena Trajano e Sônia Hess de Souza, que reúne 75 mil mulheres espalhadas pelo Brasil e exterior.

Inspiração

“Tive um pai que acreditou nas filhas e deu oportunidades. Sempre convivi com mulheres muito fortes e determinadas: minha mãe, avós e irmãs, que são fonte de inspiração em minha vida”, lembra a empresária.
Ela destaca que ocupar os diversos papéis impostos à mulher, como mãe e empreendedora, e tentar levar a vida com leveza, é um desafio diário.

 

“Tenho muito apoio da minha família. Meu marido Alexandre e meus filhos, Caroline e Vitor, são importantíssimos para mim. Estar com eles é uma alegria! Sou uma pessoa de fé, faço academia, gosto de caminhar ao ar livre, sol e mar e estar com meus amigos. Trabalho com uma equipe maravilhosa, que acredita no meu trabalho, e que vibra junto com cada vitória alcançada. Isso é muito recompensador e serve de impulso para seguir em frente”, conclui.

Leia as outras entrevistas do projeto “Mulheres que Inspiram”: