Furb oferece apoio ao Governo do Estado para realizar testes para diagnóstico do coronavírus

Foto Divulgação

Por: Felipe Elias

25/03/2020 - 13:03 - Atualizada em: 25/03/2020 - 13:40

A Universidade Regional de Blumenau (Furb) encaminhou ao Governo do Estado uma proposta de cooperação técnica com o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). No documento, a instituição de ensino se colocou à disposição para auxiliar na realização dos testes moleculares para a confirmação do diagnóstico de coronavírus.

A reitora da Furb, Marcia Sardá Espíndola, ressaltou que a universidade possui a estrutura necessária para fazer os testes que identificam ou não a presença do vírus, além de profissionais capacitados para a função. Por conta da quantidade de casos suspeitos da doença em Santa Catarina, o Lacen não tem conseguido entregar os resultados no prazo previsto, que é de 24 a 72 horas.

 

 

Além disso, a proposta destaca a possibilidade de atendimento aos municípios da região, dada a localização estratégica do complexo de saúde da Furb, no bairro Fortaleza Alta, próximo da BR-470.

 

“Pretendemos criar um centro de orientação, triagem e diagnóstico do Covid-19. Também estamos aptos a prestar informações técnicas qualificadas na orientação à comunidade, com equipes multiprofissionais, além de dispor de um corpo clínico multidisciplinar especializado para atender pacientes encaminhados pelas unidades básicas de saúde de Blumenau e região”, afirmou a reitora.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul