Nesta segunda-feira (23), a Prefeitura de Blumenau inicia os atendimentos nas Centrais de Referência para Casos Suspeitos do Coronavírus. As estruturas foram organizadas no ginásio da Pró-Família, ao lado do Parque Ramiro Ruediger, e na Policlínica Lindolf Bell, perto da Rodoviária. Inicialmente, as unidades funcionarão de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Na Policlínica, o centro ficará instalado no primeiro andar, onde está localizado o serviço de pediatria. Já no ginásio da Pró-Família, tendas cedidas pelo 23º Batalhão de Infantaria do Exército servirão como consultórios. As equipes serão compostas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e farmacêuticos.

Pessoas com sintomas gripais como febre, mal-estar, coriza, tosse ou congestão nasal poderão se dirigir diretamente até esses locais. Se os sintomas estiverem mais intensos, incluindo dificuldades de respiração, a orientação é para que as pessoas procurem um pronto-socorro.

Para restringir ao máximo a circulação nos dois espaços de atendimento, a Prefeitura recomenda que o paciente não leve acompanhantes. Os profissionais de saúde pedem ainda que sejam evitadas conversas para não espalhar gotículas, que ajudam a disseminar doenças, e cada um leve sua própria garrafa de água, tendo em vista que os bebedouros não serão disponibilizados, por questões sanitárias.

Fluxo de atendimento

Quando as pessoas com suspeita de coronavírus chegarem a esses locais, receberão uma senha e serão recepcionadas em um espaço aberto, onde devem aguardar com distanciamento mínimo de segurança. No momento do cadastro precisarão apresentar um documento com foto. Depois, passarão por uma triagem.

 

 

Na sequência, os pacientes aguardarão a vez para avaliação de médicos. Ao final da consulta, havendo a necessidade de medicação, ela será fornecida no próprio espaço. Em casos de internação, o médico fará o encaminhamento a um hospital. Ambulâncias estarão disponíveis para o transporte.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul