A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza será iniciada nesta segunda-feira (23) em todo o país. Em Blumenau, a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde priorizará, nos três primeiros dias, ou seja, até quarta-feira (25), a imunização de idosos que vivem em casas asilares ou que estão internados em hospitais da cidade, além dos profissionais da saúde.

Nesta primeira fase, a vacinação dos idosos será realizada por equipes da Vigilância Epidemiológica diretamente nos locais. Já os profissionais que atuam nas redes pública e privada de saúde devem procurar um Ambulatório Geral ou uma unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) com sala de vacina.

Para os demais idosos, a vacinação começará a partir da próxima quinta-feira (26). Contudo, a Prefeitura de Blumenau ainda está avaliando como e onde a aplicação das doses ocorrerá, tendo em vista a necessidade de se evitar a aglomeração de pessoas e, com isso, a infecção pelo coronavírus.

Neste ano, o governo federal decidiu antecipar a campanha, que estava prevista originalmente para iniciar em abril. A mobilização seguirá até 22 de maio e abrangerá outros grupos de risco, que serão atendidos por etapas: professores; agentes das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas; crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); povos indígenas; e adultos de 55 a 59 anos.

 

 

A vacina protegerá contra três tipos de vírus: H1N1, H3N2 e B. “A antecipação da campanha é uma estratégia que será utilizada pelo governo federal para facilitar o trabalho das equipes de saúde no diagnóstico do coronavírus. Isso porque os sintomas da Covid-19 são muitos semelhantes aos da gripe”, afirma a gerente de Imunização da Secretaria de Saúde de Santa Catarina, Lia Quaresma Coimbra.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul