O Brasil se consolida, cada vez mais, como a maior potência do esporte paralímpico nas Américas. No último domingo (1º de setembro), o país fechou sua participação no Parapan de Lima, no Peru, com a melhor campanha de sua história no evento.
Com um total de 308 medalhas, batendo o recorde de ouros, com 124, além de 99 pratas e 85 bronzes, a delegação brasileira terminou na liderança do quadro de medalhas pela quarta edição consecutiva.
Os números ainda superaram a campanha do México, na primeira edição do Parapan, quando o então país anfitrião conseguiu 307 medalhas, com 121 ouros, 105 pratas e 81 bronzes: 307 no total.
“Lima foi um ótimo termômetro para avaliar o caminho que nós estamos trilhando. Nosso planejamento é para dois ciclos, para oito anos: Tóquio-2020 e Paris-2024. A meta interna nossa era superar Toronto em todos quesitos. Desde a delegação, número de atletas em finais, número de mulheres, número de classes baixas. É o nosso planejamento de renovação”, disse Alberto Martins, chefe da delegação brasileira.
Na última edição do Parapan, o Brasil havia conquistado 257 medalhas, com 109 ouros. Agora, o foco se volta para se manter no Top 10 das Paralimpíadas, que acontece em 2020, em Tóquio, no Japão.
“A gente sabe que do top 10 para o top 5 é questão de uma, duas medalhas. Então a gente precisa sempre estar ali naquele top 10”, comentou Martins.
- Atletas brasileiros podem perder medalhas do Pan-Americano por doping
- Sorocaba bate Boca Juniors nos pênaltis e é tricampeão mundial de futsal
- Barcelona desiste da contratação de Neymar
- Netflix relança episódios de “La Casa de Papel” com participação do brasileiro Neymar
- Filipe Luís revela propostas recusadas para jogar no Flamengo
- Time feminino do Corinthians alcança feito histórico e pode entrar para o Guinness Book
- Vídeo: Ex-campeão do UFC agride idoso em bar
- Após deixar a prisão, goleiro Bruno é contratado por clube mineiro
- Pivô do Corinthians Futsal é assassinado no Rio Grande do Sul
- Com investimento em nova Arena, Luciano Hang deseja colocar Brusque na Série A
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram
Facebook Messenger