Jaraguá do Sul, como um bom senhor, é conhecido por ser muito trabalhador, mas também gosta de ter áreas de lazer e eventos culturais para aproveitar em família ou com os amigos.
O Parque da Malwee, por exemplo, é um dos lugares mais frequentados da cidade nos fins de semana, além disso, o Festival de Música de Santa Catarina (Femusc) e a Feira do Livro, são eventos culturais já consolidados por aqui.
Lazer o ano todo
O Parque da Malwee foi construído em 1978 e desde então se tornou um dos melhores locais para descanso e lazer em Jaraguá do Sul.
O local tranquilo é perfeito para aqueles que gostam de praticar esportes perto da natureza, independente de ser uma caminhada ao redor da lagoa, ou aventuras de bicicletas nas trilhas.
Desde sua inauguração, o parque chamou atenção não só dos jaraguaenses, como dos visitantes que por aqui passaram.
O turismo religioso também é algo forte na cidade, a Chiesetta Alpina é um símbolo da fé e da imigração italiana em Jaraguá do Sul.
A igreja de bela arquitetura que foi construída em 2011, no Morro da Boa Vista, se destaca aos olhos de todos que passam pela cidade, já que a construção pode ser vista de quase todos os bairros jaraguaenses e até de outras cidades, como é o caso da vizinha Guaramirim.
Além disso, a paisagem que pode ser observada do local, com ampla vista da cidade atrai ainda mais pessoas a visitarem o local.
Feiras e festivais
Os atrativos já consolidados do senhor Jaraguá do Sul não param por aí. É o caso do Femusc, que em 2020 vai realizar a 15ª edição.
O evento traz para Jaraguá do Sul a magia da música clássica, desconstruindo a ideia de que é um gênero musical apenas para os mais afortunados, como acontecia na antiguidade, os jaraguaenses podem aproveitar tudo de forma gratuita.
Além de ser o maior festival-escola não competitivo, que reúne músicos profissionais e estudantes, para que estes façam trocas de conhecimentos e informações sobre os instrumentos, o evento traz para a cidade, pessoas vindas de outros 21 países, como aconteceu em 2018 e assim faz com que Jaraguá do Sul chegue cada vez mais a ouvidos distantes.
Feira do Livro
Com suas 13 edições consecutivas, a Feira do Livro já virou marca registrada por aqui. “Todos os anos, as pessoas aguardam esse evento, não se pensa em um ano que ela não vai acontecer”, comenta o escritor e coordenador geral, João Chiodini.
Graças ao evento já passaram pela cidade Ana Maria Machado, Luis Fernando Verissimo, Mauricio de Souza, Arnaldo Antunes, Zeca Camargo, entre outras personalidades.
“Trouxemos espetáculos de música, de teatro, sempre tivemos uma programação muito rica e as pessoas querem saber, quem vai vir, quais os nomes da cultura brasileira que vão estar em Jaraguá do Sul”, acentua o coordenador artístico do evento, Carlos Henrique Schroeder.
Novidades
Mas, não é porque Jaraguá do Sul já chegou nos seus 143 anos que vai deixar de evoluir. Independente da área, o senhorzinho continua em busca das novidades para tornar seu povo ainda mais feliz.
Atualmente não é possível falar em parques de Jaraguá do Sul, sem pensar no Parque Linear da Via Verde.
O espaço que fica às margens do Rio Itapocu, tem atraído centenas de pessoas aos fins de semana, mesmo sem estar pronto.
Conforme o presidente da Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente (Fujama), Normando Zitta, a primeira etapa deve ser concluída até o dia do aniversário da cidade, incluindo o denominado “parcão”, uma área cercada, em que as pessoas vão poder fazer passeios com os pets.
Apenas a partir da segunda etapa, vão ser feitas construções, como quadras esportivas, pista de skate e banheiros.
Mais opções para o lazer dos jaraguaenses
Além do Parque da Via Verde, a cidade também vai ganhar até 2020 um local voltado para a juventude, o Parque de Inovação.
Segundo o presidente do Instituto Jourdan, Luis Fernando Marcolla a área aos fundos do Centro de Inovação, que foi inaugurado no ano passado, possui um “cinturão” verde, com árvores nativas da Mata Atlântica e uma nascente, tudo isso encaixado em três colinas pequenas.
Por ter um foco maior no público jovem, o espaço terá quadras de esportes, como vôlei, basquete, futebol, playground para as crianças e amplas áreas de gramado, que foram pensadas para os piqueniques, lagoas para pesca, churrasqueiras e claro, pontos de WiFi.
“A tendência é que esse parque evolua ao longo do tempo, de acordo com as demandas da inovação naquela região”, ressalta Marcolla.
Novos eventos culturais
As novidades no município não param por aí, o Festival de Cinema de Jaraguá do Sul, que teve a segunda edição agora em 2019, mostra que a cidade ainda tem muito para contribuir na cultura.
Assim como a Feira do Livro, o festival tem a programação gratuita, com exibições de filmes e ações nas escolas que incentivam a criação e a criatividade dos estudantes.
E ainda este ano, vai acontecer a estreia do Festival de Violão, que promete colocar Jaraguá do Sul na rota das cidades que valorizam o instrumento.
Cada vez mais perto dos 150 anos, o Sr. Jaraguá mostra que tem muito para evoluir e acrescentar na vida de seus habitantes.
Para melhorar a qualidade de vida e claro, para deixar seu povo mais feliz, com áreas para aproveitar com amigos e com família e eventos que dão destaque a cultura local.
Confira o especial completo de 143 anos de Jaraguá do Sul
- Conheça mais da mente empreendedora que move a cidade
- Por dentro do orçamento e dos investimentos do município
- A política como ferramenta de relacionamento com a região
- O amor ao próximo como essência dos Bombeiros Voluntários
- A fábrica de talentos esportivos que orgulha gerações
- O município como referência em saúde para SC e o país
- Ideias de projetos arquitetônicos inovadores para a cidade
- As novidades de lazer e cultura para os jaraguaenses
- Rede de Vizinhos reforça a união entre comunidade e polícia
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram
Facebook Messenger