Jaraguá do Sul 143 anos: as novidades de lazer e cultura para os jaraguaenses

Jaraguá do Sul, como um bom senhor, é conhecido por ser muito trabalhador, mas também gosta de ter áreas de lazer e eventos culturais para aproveitar em família ou com os amigos.

O Parque da Malwee, por exemplo, é um dos lugares mais frequentados da cidade nos fins de semana, além disso, o Festival de Música de Santa Catarina (Femusc) e a Feira do Livro, são eventos culturais já consolidados por aqui.

Lazer o ano todo

O Parque da Malwee foi construído em 1978 e desde então se tornou um dos melhores locais para descanso e lazer em Jaraguá do Sul.

Foto Arquivo OCP News

O local tranquilo é perfeito para aqueles que gostam de praticar esportes perto da natureza, independente de ser uma caminhada ao redor da lagoa, ou aventuras de bicicletas nas trilhas.

Desde sua inauguração, o parque chamou atenção não só dos jaraguaenses, como dos visitantes que por aqui passaram.

O turismo religioso também é algo forte na cidade, a Chiesetta Alpina é um símbolo da fé e da imigração italiana em Jaraguá do Sul.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

A igreja de bela arquitetura que foi construída em 2011, no Morro da Boa Vista, se destaca aos olhos de todos que passam pela cidade, já que a construção pode ser vista de quase todos os bairros jaraguaenses e até de outras cidades, como é o caso da vizinha Guaramirim.

Além disso, a paisagem que pode ser observada do local, com ampla vista da cidade atrai ainda mais pessoas a visitarem o local.

Feiras e festivais

Os atrativos já consolidados do senhor Jaraguá do Sul não param por aí. É o caso do Femusc, que em 2020 vai realizar a 15ª edição.

O evento traz para Jaraguá do Sul a magia da música clássica, desconstruindo a ideia de que é um gênero musical apenas para os mais afortunados, como acontecia na antiguidade, os jaraguaenses podem aproveitar tudo de forma gratuita.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Além de ser o maior festival-escola não competitivo, que reúne músicos profissionais e estudantes, para que estes façam trocas de conhecimentos e informações sobre os instrumentos, o evento traz para a cidade, pessoas vindas de outros 21 países, como aconteceu em 2018 e assim faz com que Jaraguá do Sul chegue cada vez mais a ouvidos distantes.

Feira do Livro

Com suas 13 edições consecutivas, a Feira do Livro já virou marca registrada por aqui. “Todos os anos, as pessoas aguardam esse evento, não se pensa em um ano que ela não vai acontecer”, comenta o escritor e coordenador geral, João Chiodini.

Viagem literária. Feira do Livro faz a alegria de quem curte o hábito da leitura | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Graças ao evento já passaram pela cidade Ana Maria Machado, Luis Fernando Verissimo, Mauricio de Souza, Arnaldo Antunes, Zeca Camargo, entre outras personalidades.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

“Trouxemos espetáculos de música, de teatro, sempre tivemos uma programação muito rica e as pessoas querem saber, quem vai vir, quais os nomes da cultura brasileira que vão estar em Jaraguá do Sul”, acentua o coordenador artístico do evento, Carlos Henrique Schroeder.

Novidades

Mas, não é porque Jaraguá do Sul já chegou nos seus 143 anos que vai deixar de evoluir. Independente da área, o senhorzinho continua em busca das novidades para tornar seu povo ainda mais feliz.

Atualmente não é possível falar em parques de Jaraguá do Sul, sem pensar no Parque Linear da Via Verde.

O espaço que fica às margens do Rio Itapocu, tem atraído centenas de pessoas aos fins de semana, mesmo sem estar pronto.

Pés na grama. Parque Via Verde conquistou o coração da população | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Conforme o presidente da Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente (Fujama), Normando Zitta, a primeira etapa deve ser concluída até o dia do aniversário da cidade, incluindo o denominado “parcão”, uma área cercada, em que as pessoas vão poder fazer passeios com os pets.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Apenas a partir da segunda etapa, vão ser feitas construções, como quadras esportivas, pista de skate e banheiros.

Mais opções para o lazer dos jaraguaenses

Além do Parque da Via Verde, a cidade também vai ganhar até 2020 um local voltado para a juventude, o Parque de Inovação.

Foto Reprodução/PMJS

Segundo o presidente do Instituto Jourdan, Luis Fernando Marcolla a área aos fundos do Centro de Inovação, que foi inaugurado no ano passado, possui um “cinturão” verde, com árvores nativas da Mata Atlântica e uma nascente, tudo isso encaixado em três colinas pequenas.

Por ter um foco maior no público jovem, o espaço terá quadras de esportes, como vôlei, basquete, futebol, playground para as crianças e amplas áreas de gramado, que foram pensadas para os piqueniques, lagoas para pesca, churrasqueiras e claro, pontos de WiFi.

Foto Reprodução/PMJS

“A tendência é que esse parque evolua ao longo do tempo, de acordo com as demandas da inovação naquela região”, ressalta Marcolla.

Novos eventos culturais

As novidades no município não param por aí, o Festival de Cinema de Jaraguá do Sul, que teve a segunda edição agora em 2019, mostra que a cidade ainda tem muito para contribuir na cultura.

Assim como a Feira do Livro, o festival tem a programação gratuita, com exibições de filmes e ações nas escolas que incentivam a criação e a criatividade dos estudantes.

Primeira edição do festival aconteceu em 2018 | Foto Eduardo Montecino / OCP News

E ainda este ano, vai acontecer a estreia do Festival de Violão, que promete colocar Jaraguá do Sul na rota das cidades que valorizam o instrumento.

Cada vez mais perto dos 150 anos, o Sr. Jaraguá mostra que tem muito para evoluir e acrescentar na vida de seus habitantes.

Para melhorar a qualidade de vida e claro, para deixar seu povo mais feliz, com áreas para aproveitar com amigos e com família e eventos que dão destaque a cultura local.

Confira o especial completo de 143 anos de Jaraguá do Sul

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger