9 livros escritos por jaraguaenses para começar a ler no Dia Nacional do Livro (29)

Por: Elissandro Sutil

29/10/2019 - 05:10 - Atualizada em: 29/10/2019 - 09:30

Nesta terça-feira (29), é celebrado o Dia Nacional do Livro, em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Livro em 1810, que iniciou com milhares de exemplares trazidos por D. João VI da Real Biblioteca Portuguesa.

Os livros de autores como Agatha Christie, Stephen King, J. K. Howling, Jane Austen e Franz Kafka, são muito importantes para a literatura. Mas também é preciso dar a chance para que autores nacionais cresçam e cada vez mais tenham novas produções.

Jaraguá do Sul, por exemplo, conta com ótimos escritores e são deles os livros indicados nesta lista. É claro, porém, que esses não são os únicos livros escritos por pessoas de Jaraguá do Sul.

Esta seleção uma pequena fração para mostrar como nossa região tem produções de muita qualidade.

1. “Que Raio é Esse?”, Geise Correia Coelho

Foto Eduardo Montecino / Arquivo OCP News

No estágio do curso técnico de radiologia jaraguaense Geise Correia Coelho, percebeu que muitas crianças chegavam para fazer o exame com muito medo e assustadas, o que prejudica a captação das imagens para diagnóstico.

 

 

Foi então que ela teve a ideia de escrever um livro que tranquilizasse os pequenos pacientes e de forma lúdica, desmistificasse todo o medo por trás do procedimento. O “Que Raio é Esse?” está disponível online totalmente de graça no site Issuu, clique e confira.

2. “Vencendo Desafios”, Hélio Fenrich

Foto Redes Sociais

O paranaense radicado em Jaraguá do Sul, Hélio Fenrich, lançou este ano o livro “Vencendo Desafios”, onde conta a trajetória nos esportes de aventura, em especial o alpinismo.

 

 

Todo o valor arrecadado com a venda dos livros é destinado ao projeto Sete Cumes, cujo próximo passo é o Monte Everest; a expedição está prevista para abril de 2020. O livro pode ser adquirido pelo site Vendas Shop, clique e adquira.

3. “Educação começa em casa, etiqueta para pais e filhos”, Denis Morais Barbosa de Araújo

Foto Eduardo Montecino / Arquivo OCP News

Desde a década de 1990, o pediatra jaraguaense Denis Morais Barbosa de Araújo, já escrevia orientações para pais que realizavam as consultam em seu consultório. Na época, elas eram bem grandes e há mais ou menos três anos, ele decidiu diminuí-las e transformar em uma leitura mais dinâmica.

 

 

E foi assim que surgiu o livro “Educação começa em casa, etiqueta para pais e filhos”. A obra foi pensada para que, ao mesmo tempo, em que a família se orienta, ensina a criança, sobre temas como saúde e educação.

4. “Voo Peregrino”, Edemilson Lopes

Foto Dielin da Silva / OCP News

Os 30 anos trabalhando no céu como piloto de helicóptero e o mês que passou com a esposa percorrendo o caminho de Santiago da Compostela, foram o tema do livro “Voo Peregrino”, escrito pelo aviador jaraguaense Edemilson Lopes.

 

 

O livro foi lançado no dia 8 de outubro em Jaraguá do Sul e ao longo do mês o autor fez lançamentos em outras cidades catarinenses. Você pode encontrar a obra na Grafipel.

5. “Dança das Flores: inspirando vidas”, Laura Flores

Foto Arquivo OCP News

Oito anos depois de descobrir que era portadora de uma doença rara, a Síndrome de Susac, Laura Flores lançou seu primeiro livro “Dança das flores: a bailarina que perdeu o equilíbrio”, uma clara alusão ao momento pelo qual passava.

 

 

Em 2018 ela lançou seu segundo livro “Dança das Flores: inspirando vidas” que faz parte do projeto que leva o mesmo nome. Dica dois em um!

6. “Escombros”, Jeison Giovani Heiler

Foto Montagem OCP News

E tem poesia também! O livro escrito por Jeison Giovani Heiler contém tem 144 páginas e 43 poesias, que falam sobre o amor, sexualidade, filosofia e também um certo desconforto com a miséria e desigualdade social.

 

 

Além das ilustrações ao longo do livro, no final ainda há um zine encartado. Interessados em adquirir a obra podem entrar em contato com o autor pelo e-mail jeisonheiler@gmail.com.

7. “Sudeste Asiático, diário de uma viagem”, Martin Robert Horst

Foto Arquivo OCP News

Em 2017, o jaraguaense Martin Robert Horst passou 103 dias no sudeste asiático, ele conheceu dez países e depois de toda essa aventura, decidiu transforma-la em um livro.

 

 

A obra foi feita de forma independente e está disponível na versão e-Book no site da Amazon por R$ 7, ou pode ser comprado na versão física, através do Facebook ou Instagram do autor, por R$ 29.

8. “As fantasias eletivas”, Carlos Henrique Schroeder

Foto Divulgação

O livro trata da vida acidentada de um recepcionista de hotel chamado Renê, em Balneário Camboriú, que tenta reconstruir sua vida e encontra na amizade de Copi, uma travesti obcecado por fotografias, uma alternativa para sua vida destruída.

 

 

A obra está na lista das leituras obrigatórias do vestibular Acafe e também já foi requisito para as provas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2016 e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em 2017.

9. “Insights para a Excelência Profissional, Empresarial e na Sucessão Familiar”, Emílio da Silva Neto

Foto Arquivo OCP News

Excelência profissional, gestão empresarial e sucessão familiar: estes são os temas do livro do engenheiro e doutor em gestão do conhecimento, Emílio da Silva Neto.

 

 

Ex-diretor superintendente da WEG, diretor geral da Arco-Íris alimentos e sócio-consultor da 3S Consultoria Familiar, este é o primeiro livro individual de Emílio.

Composto por artigos publicados em jornais e sites ao longo de 2017, o livro se destaca por uma leitura leve e enriquecedora.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger