Pediatra jaraguaense lança livro com orientações para pais e filhos neste sábado (21)

Foto Eduardo Montecino / Arquivo OCP News

Por: Elissandro Sutil

21/09/2019 - 05:09

Escrito pelo pediatra jaraguaense Denis Morais Barbosa de Araújo, o livro “Educação começa em casa – Etiqueta para pais e filhos”, que trata de temas como educação e saúde para orientar os pais e ensinar as crianças será lançado oficialmente neste sábado (21).

As lições contidas na obra são contadas com a ajuda de Amèlie, um cão da raça boxer, que apesar de ser um pouco teimosa, é muito divertida. A ideia de ter uma cachorrinha participando das histórias teve inspiração no dia a dia do autor.

“A Amèlie é minha cachorrinha e é muito divertida e brincalhona, mas às vezes é meio teimosa e até derruba as pessoas”, comenta Araújo. “Além disso, a presença de um animal, sempre dá um tom mais lúdico para os livros”, acredita.

 

 

O desejo de orientar os pais não é novidade na vida do pediatra. Na década de 1990, quando trabalhava com mais quatro colegas em um consultório especializado, Araújo começou a escrever orientações para os pacientes.

“O fluxo era intenso, então, senti a necessidade de colocar algumas orientações para que as pessoas entendessem melhor a dinâmica do ambiente”, relembra.

Foto Eduardo Montecino / OCP News

Foi aí que surgiu a ideia de escrever pequenos dizeres que traziam orientações como a de marcar as consultas com antecedência, até anotar dúvidas sobre o filho, para que no dia da visita ao pediatra, o profissional sanasse tais questões. “Facilita a vida do médico e do próprio paciente”, menciona o autor.

Educação como transformação

No entanto, a ideia de juntar tudo e transformar em um livro surgiu há cerca de três anos. As instruções originais eram grandes e foi preciso escrever de um jeito mais leve, para que as crianças também entendessem.

“Acredito que a base de uma boa educação está neste livro de um jeito simples”, salienta o autor. “Penso que é um livro interessante para toda a sociedade, para distribuir nas escolas, hospitais e consultórios, se alguma empresa pudesse patrocinar a distribuição iria ajudar bastante”, acrescenta.

O livro traz ainda temas importantes como doenças respiratórias, birras, bullying, pontualidade, educação financeira, prevenção de abuso sexual e leis de trânsito. “Acredito que educação e saúde devem sempre estar entrelaçadas. Espero que as dicas sejam úteis e facilitem a vida das pessoas”, ressalta.

O lançamento da obra acontece, neste sábado, 21, na Grafipel, em Jaraguá do Sul, a partir das 10h. Ao todo, foram impressos 500 exemplares, mas o pediatra não descarta a possibilidade de uma segunda edição.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger