8 dicas de livros incríveis para começar a ler hoje mesmo em Jaraguá do Sul

Foto Divulgação/pexels

Por: Elissandro Sutil

23/04/2019 - 16:04 - Atualizada em: 23/04/2019 - 17:20

“A leitura é, provavelmente, uma outra maneira de estar em um lugar”, já dizia José Saramago, sobre o poder de um livro, ao fazer a mente do leitor “viajar”. Afinal, é possível conhecer cidades, países ou até mesmo planetas diferentes, apenas lendo.

Com o objetivo de homenagear obras e seus autores, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) criou, em 1995, o Dia Mundial do Livro. A data, 23 de abril, coincide intencionalmente com o nascimento e morte de um dos escritores mais importantes da história da literatura, William Shakespeare.

E para não deixar a data passa em branco, o OCP News buscou algumas indicações de leitura para incluir na sua “lista de próximos livros”.

De acordo com a gerente de uma das livrarias de Jaraguá do Sul, Gigi Pereira, de 42 anos, os livros que os leitores mais tem procurado ultimamente são obras sobre autoconhecimento, finanças e espiritualismo. Confira a lista dos mais vendidos:

  • O Milagre da Manhã: Hal Elrod explica os benefícios de acordar cedo e desenvolver todo o nosso potencial e as nossas habilidades, durante a manhã. Desta forma sua saúde, felicidade, relacionamentos e outros, ficaram melhores.

  • Pari Rico, Pai Pobre: Robert Kiyosaki questiona em sua obra se os jovens estão realmente prontos financeiramente para o mundo. Tirar notas altas e se formar não é sinônimo de sucesso, muitas crianças e adolescentes não entendem sobre investimento. Neste livro, você fará uma reflexão sobre o dinheiro.
  • Seja Foda: Com este livro de Caio Carneiro, você vai aprender sobre comportamentos e atitudes necessários para conquistar resultados incríveis, em todos os aspectos da sua vida.

Além destes, os leitores têm buscado os clássicos da literatura também, como Os Irmãos Karamazov”, de Fiódor Dostoiévski e títulos como “Orgulho e Preconceito” da romancista inglesa Jane Austen.

De escritor para leitor

Nem só dos mais vendidos vive o apreciador de um bom livro. O escritor jaraguaense João Chiodini, também contribuiu com indicações de obras. Veja:

História da Chuva, de Carlos Henrique Schroeder: “é uma trama que se passa em Jaraguá do Sul, entremeado pelas enchentes de 2008. Um fato que, depois de 11 anos, ainda está latente na memória coletiva do povo jaraguaense.”

Repórter, livro de memórias de Seymour M. Hersh: “um jornalista que circulou pelas principais redações americanas, como a revista New Yorker e o jornal New York Times, sem nunca abrir mão de sua independência. Ganhador do Pulitzer pela cobertura do massacre de My Lai, no Vietnã.

O Conde de Monte Cristo, do Alexandre Dumas: “é, junto de Os Três Mosqueteiros, uma das obras mais conhecidas de Dumas. A história de Edmond Dantès, o marinheiro que encontra um grande tesouro ao escapar da prisão, onde foi colocado injustamente. É uma bela história de vingança e amor.”

Foto Karol Gonçalves

Ranking dos mais lidos

Somente em 2018, a Biblioteca Municipal Rui Barbosa, de Jaraguá do Sul, emprestou 18.505 obras, uma média de 1,5 mil livros por mês. E com base nas preferências dos jaraguaenses, a biblioteca enviou um ranking dos dez livros mais lidos. Confira quais são:

  1. Harry Potter e a Pedra Filosofal – J. K. Rowling
  2. Extraordinário – R. J. Palacio
  3. O poder do hábito – Charles Duhigg
  4. Os melhores contos de Lygia Fagundes Telles
  5. Dois a dois – Nicholas Sparks
  6. Morte e Vida Severina e outros poemas para vozes – Joao Cabral De Melo Neto
  7. Depois de Você – Jojo Moyes
  8. Se eu ficar – Gayle Forman
  9. Pai rico, Pai pobre – Robert Kiyosaki
  10. Nós – Yevgeny Zamyatin

E para quem quer ler livros diferentes dos que estão na própria prateleira, basta fazer a carteirinha da Biblioteca Pública, escolher entre os mais de 40 mil livros disponíveis no local e fazer o empréstimo.

Para fazer a carteirinha, basta residir há, pelo menos, três meses na microrregião, levar comprovante de residência, documento pessoal e pagar da taxa de inscrição. A biblioteca fica aberta de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Quer receber as notícias do Por Acaso no WhatsApp? Clique aqui!