Jaraguaense cria livro para tranquilizar crianças durante exames médicos

Foto Eduardo Montecino / Arquivo OCP News

Por: Elissandro Sutil

24/08/2019 - 05:08

Durante um estágio do curso técnico de radiologia, a jaraguaense Geise Correia Coelho, 31 anos, se deparou com situações que a inspiraram a criar um livro infantil para tranquilizar crianças que passam por sessões de raio-x.

Segundo Geise, é comum que os pequenos sintam medo do aparelho e do procedimento, o que dificulta a captação das imagens para diagnóstico.

De acordo com a técnica, o momento é muito delicado. “Alguns se desesperam, têm medo e choram muito”, explica. “Não dá para culpar as crianças, pois, elas são levadas para o hospital em um momento de dor e desconforto”, pondera Geise.

 

 

O ambiente em que os exames são realizados com salas e jalecos brancos, os equipamentos grandes e, algumas vezes, barulhentos, acabam de certa forma assustando as crianças.

Foi então que surgiu a ideia de criar o livro que desmistifica o medo em relação aos exames, em especial o de raio-x. Geise uniu a vontade de fazer algo pelos pequenos com o prazer que sempre teve por escrever.

“Comecei a pensar se eu conseguiria explicar de uma forma criativa que o exame de raio-x não dói, que é só uma foto”, conta. “Queria mostrar que é uma máquina tão legal que tira foto de dentro do nosso corpo”, completa.

O livro “Que Raio é Esse”, surgiu a partir desse pensamento. A história conta a experiência de um menino que sofreu uma queda de bicicleta e precisa passar por um exame de raio-x.

Foto Eduardo Montecino

No livro, o personagem que narra a história se refere ao raio-x como “uma foto” e, segundo Geise, os profissionais da área estão usando essa expressão com mais frequência para não causar medo nos pequenos.

Por enquanto, a obra não está disponível em formato físico, mas é possível acessar o material gratuitamente pelo site Issuu. Basta procurar pelo nome da autora, Geise Coelho, ou pelo nome do livro, Que Raio é Esse?”.

Para o futuro, a jaraguaense aguarda a abertura de um edital de cultura para viabilizar a impressão do livro. Ela pretende distribuir a história nas escolas no município.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger