Aviador jaraguaense lança livro com histórias emocionantes de voos nesta terça-feira (8)

Foto Dielin da Silva / OCP News

Por: Elissandro Sutil

07/10/2019 - 15:10 - Atualizada em: 07/10/2019 - 15:40

Após 20 anos alimentando um diário que iniciou quando percorria com a esposa o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, Edemilson Lopes, 53 anos, finalmente vai lançar um livro contando suas experiências de vida e dos mais de 30 anos em que trabalha como piloto de helicóptero ou, como ele prefere, aviador.

Para Lopes, existe uma diferença entre as duas definições. “O piloto é aquele que faz pelo dinheiro, enquanto o aviador é aquele que tem o dom de voar e faz isso por amor”, explica. É com a segunda definição que Edemilson se identifica mais.

 

 

“Comecei a voar com 18 anos e não parei mais. Não tinha carteira de carro, mas já tinha a de avião”, conta. Os amigos riam dele por isso, mas Lopes não se importava e depositava todas as economias na realização do sonho de infância.

Em 1999, quando já era aviador, ele e a esposa percorreram o Caminho de Santiago de Compostela. Foram 800 quilômetros, percorridos em exatos 30 dias.

Foi durante esta jornada de superação e autoconhecimento que Edemilson começou a escrever o diário de memórias que se tornaria um livro.

A ideia de escrever um livro surgiu com o diário | Foto Dielin da Silva/OCP News

O livro, intitulado Voo Peregrino, une duas experiências de naturezas opostas: a aridez, calos, cansaço e bolhas do extremo contato com o solo, durante uma caminhada por mais de oitocentos quilômetros e os anos de serviços longe do chão, sobrevoando inúmeros lugares, muitas vezes, em condições adversas

“O que apresento nessa obra é uma ligação entre os 30 dias em que estive caminhando com os pés no chão na Espanha e os 30 anos que estou fora do chão, voando e salvando vidas”, explica.

Ex-piloto dos bombeiros militares de Santa Catarina, Edemilson já participou de salvamentos por todo o Brasil e combateu até mesmo incêndios na Amazônia.

 

 

A cada nova viagem, independente de para onde fosse e quantos dias ficasse no local, ele escrevia alguma coisa. Os elogios e pedidos para que escrevesse mais só aumentaram.

“O livro deu bastante trabalho, foram quase 20 anos de produção, são 262 páginas de muita emoção e com toques sutis de humor”, conta.

Segundo Edemilson, quando se trabalha com resgate de vítimas é sempre importante manter o bom humor, principalmente para tranquilizar os envolvidos.

O amor que Edemilson tem pela aviação é perceptível até na bolsa em que carrega os livros | Foto Dielin da Silva/OCP News

O lançamento oficial da obra acontece nesta terça-feira (8) no Empório Richter, rua Padre Francken, nº 156, no Centro.

O autor estará disponível para uma conversa e dedicatórias das 19h às 22h.

A partir de quinta-feira (10), o livro começa a ser vendida na Grafipel.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger