Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

“Bebeu demais e no dia seguinte deu ruim? Saiba por que o corpo produz os efeitos da ressaca”

Foto Onzeg/Getty Images

Por: Caroline Pappiani

16/10/2019 - 11:10 - Atualizada em: 16/10/2019 - 11:40

A “ressaca” é resultado de uma intoxicação aguda, ocasionada pelo excesso de ingestão de bebidas alcoólicas. Você sabe o que está acontecendo com o seu corpo nessa ocasião? Quem são os responsáveis pelos efeitos adversos?

O etanol é formado durante o processo de fermentação alcoólica de açúcares. No corpo, ele é metabolizado e convertido em acetaldeído, uma substância tóxica que é considerada um dos maiores culpados da ressaca! O acúmulo de acetaldeído na circulação deixa a toxina por mais tempo no organismo.

Durante o metabolismo do etanol, ocorre inibição da glutamina. Ao parar de beber, o organismo tenta recompensar e acaba produzindo glutamina além do necessário. Isso estimula o cérebro enquanto a pessoa tenta dormir, evitando que os níveis mais profundos e revigorantes do sono sejam atingidos.

Sintomas mais comuns e seus motivos

O metabolismo do etanol envolve também vias que participam da formação de glicose. Mas, como as enzimas atuantes estão ocupadas metabolizando o etanol, ocorre uma queda na glicemia e o indivíduo começa a sentir mal-estar e tonturas.

Ainda durante esse processo, o acetaldeído inibe o hormônio antidiurético, fazendo com que a pessoa urine mais e, consequentemente, desidrate. Como resposta, surge a sensação de boca seca e a necessidade de beber mais água no dia seguinte.

Além do mais, ocorre uma alteração na coagulação sanguínea, desacelerando o fluxo de sangue no cérebro. Por conta disso, os vasos sanguíneos se dilatam, ocasionando dor de cabeça.

 

 

Outra consequência é a irritação das células do estômago, devido ao aumento da secreção de ácido clorídrico. Essa alteração é um alerta e um sinal é enviado ao cérebro, avisando que o conteúdo estomacal está agredindo o corpo e precisa ser expelido. Este é o mecanismo que pode ocasionar o enjoo.

E você, já tinha conhecimento dos motivos pelos quais muitas pessoas se arrependem do que fizeram na noite passada? Os sinais e sintomas da ressaca não me parecem muito agradáveis. Beba com moderação! E, fica o alerta, se beber, não dirija!

Quer receber as notícias no WhatsApp?

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Caroline Pappiani

Graduada em Nutrição pela Universidade Regional de Blumenau. Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo. Possui doutorado sanduíche na Universidade de Umeå, na Suécia. Atua como professora da Faculdade Metropolitana de Blumenau e nutricionista na Sportmed.