“Os benefícios do suco natural, na dose certa, é claro”

Por: Caroline Pappiani

19/06/2019 - 10:06 - Atualizada em: 19/06/2019 - 10:17

Falar sobre suco natural deveria ser algo tão simples, mas hoje em dia é um assunto que traz muitas dúvidas. Afinal, faz bem? É a mesma coisa que suco de caixinha?

As frutas são um grupo alimentar riquíssimo em nutrientes e, assim como tudo na vida, devem ser consumidas com equilíbrio. Frutas em excesso equivalem a calorias em excesso, açúcar em excesso, entre outras consequências. Isso significa que devemos excluir o consumo desse grupo de alimentos?

Não! O consumo de frutas também está associado à ingestão de fibras, vitaminas e minerais. Durante o processo de mastigação, você sinaliza e dispara inúmeras reações químicas no seu corpo relacionadas à fome, digestão, absorção, aproveitamento dos nutrientes e saciedade.

Por esse processo ser tão importante é que se costuma indicar o consumo da fruta em si, de forma integral, ao invés do suco.

Quando você faz o suco, geralmente descarta a casca, as sementes e nem sempre consome na hora. Além disso, a temperatura, a luz, o ar e o fato de você “triturar” a fruta acaba reduzindo, não excluindo totalmente, a disponibilidade de alguns nutrientes, como as vitaminas, por exemplo.

Esses mesmos fatores também modificam a velocidade com o qual o açúcar das frutas será absorvido, podendo aumentar a sua glicemia (concentração de açúcar no sangue).

Fique atento aos produtos industrializados

Não devemos comparar um alimento natural a um produto industrializado. Alguns sucos de caixinha colocam em sua embalagem a seguinte mensagem: “100% suco ou 100% integral ou 100% fruta”.

No entanto, aquela fruta passou por um processo industrial até chegar a sua casa (lembre-se sempre de ler a lista de ingredientes). Por isso, prefira fazer o suco na sua cozinha. Às vezes, a quantidade de açúcar pode ser similar em um copo de suco natural ou de caixinha, mas as propriedades nutricionais são distintas.

Por mais que o consumo da fruta em si seja mais recomendado do que o suco, não podemos considerar o suco natural como algo ruim. No suco natural ainda existem nutrientes que valem a pena sim serem ingeridos. O que pode variar é a indicação da fruta mais adequada para essa preparação, dependendo da quantidade de açúcar concentrado em um copo de suco.

Prefira o suco natural a um refrigerante ou suco de caixinha

Não existe a menor possibilidade em contraindicar o suco natural de frutas ou substituí-lo por um suco industrializado. A troca de refrigerantes por suco natural é uma troca saudável, assim como adquirir o hábito de consumir o suco natural de frutas no lugar do suco de caixinha (ou em pó).

Não existe um alimento exclusivo que engorda ou emagrece, ou seja, não será o consumo de um copo de suco natural que irá atrapalhar a sua dieta. Muito pelo contrário, se ele for incluído da maneira correta, poderá trazer benefícios para a sua saúde.