“Verdade ou mito: será que o suco verde ajuda a desintoxicar o organismo?”

Por: Caroline Pappiani

26/09/2019 - 10:09

A ideia de que começar o dia com um copo de suco verde ajuda a “desintoxicar o organismo” tomou conta do pensamento de muita gente. Mas, afinal, isso é verdade? O suco verde, ou detox, apresenta propriedades benéficas, sem dúvida. No entanto, em se tratando de “desintoxicação”, isso é mentira.

Os alimentos são fontes de inúmeros nutrientes. Os macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídeos) são aqueles que fornecem energia, enquanto os micronutrientes (vitaminas e minerais) exercem outras funções essenciais para o corpo humano.

Muitos micronutrientes estão presentes nos alimentos de origem vegetal (frutas, verduras e legumes) e alguns deles podem ter um diferente aproveitamento pelo organismo, dependendo da presença de outro nutriente na mesma refeição.

Por exemplo, a couve e a carne são ricas em ferro. No entanto, o nosso corpo não consegue absorver o ferro da couve da mesma maneira que absorve o ferro da carne, ou seja, a absorção do ferro de origem animal é mais eficiente.

Em contrapartida, alimentos ricos em vitamina C (limão, laranja, acerola e outras frutas cítricas) promovem uma maior absorção do ferro de origem vegetal. Por isso, é interessante que alimentos ricos em ferro de origem vegetal estejam presentes na mesma refeição de alimentos ricos em vitamina C (frutas cítricas), para melhorar a absorção desse ferro.

Como o suco verde pode ajudar nesse processo?

Neste caso, o suco verde feito com couve e limão, ou outra fruta cítrica, seria uma excelente opção. E para se beneficiar ainda mais, preferencialmente, um suco que não seja adoçado (açúcar e/ou adoçante) nem coado.

Não necessariamente os dois nutrientes (vitamina C e ferro de origem vegetal) precisam ser consumidos na forma de suco. Você pode comer a couve no almoço, por exemplo, e tomar uma limonada ou temperar a salada com limão espremido.

Foto Divulgação

Muitas pessoas que antes não consumiam nenhum tipo de fruta e outros vegetais passaram a tomar o suco verde. Pensando por esse lado, claro que uma mudança de hábito pode levar a uma melhora do sistema imunológico e até mesmo alteração do peso.

 

 

No entanto, não se pode afirmar que isso é consequência do consumo de suco verde isoladamente. Dependendo do tipo e da quantidade de frutas e vegetais incluídos em um único suco, a pessoa pode estar ingerindo uma bebida rica em calorias.

Mas, e a desintoxicação?

Bom, o organismo possui vários mecanismos de defesa que convertem compostos tóxicos em substâncias para serem excretadas. Nosso fígado e rins possuem uma excelente capacidade de remover essas substâncias! Então, não seria o suco verde o responsável por minimizar os efeitos da “jacada” do fim de semana.

Gosta do sabor do suco verde? Gosta de consumi-lo ao invés de um refrigerante? Ótimo! Apenas não seja iludido com promessas de desintoxicação, porque, felizmente, o corpo humano é maravilhoso e tem órgãos vitais muito preparados para combater as “toxinas” do dia a dia.

Quer receber as notícias no WhatsApp?