Pesquisa revela que 73% dos moradores de Içara aprovam o modo como a atual gestão tem administrado a cidade

Por: OCP News Criciúma

31/01/2022 - 12:01 - Atualizada em: 31/01/2022 - 12:48

A Rádio Jovem Pan News Criciúma está realizando a divulgação de uma série de pesquisas de avaliação das gestões municipais da Região Carbonífera desde o ano passado. Nesta semana, a pesquisa divulgada traz dados da cidade de Içara. A prefeita da cidade, Dalvania Cardoso, esteve no estúdio da emissora e falou sobre o resultado.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC) nos dias 20 e 21 de janeiro de 2022, totalizando 400 entrevistas, com margem de erro máxima de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. Os questionamentos foram realizados através de contato pessoal, onde os entrevistados foram abordados em suas residências.

Os resultados

Questionados quanto a aprovação da forma da prefeita de administrar o município, 73% apontaram para a aprovação e 22,7% reprovam e 4,3% não souberam responder. Os índices são positivos para a atual gestão também no quesito confiança, 65,3% dos entrevistados afirmam confiar em Dalvania.

“Esse é o primeiro ano de governo, com dificuldades, com mudança de um governo de anos, montando os times ainda, economizando na montagem das equipes. Foi quase R$ 1 milhão de economia com secretariado. Então esse é um resultado positivo vindo de um ano nesse cenário, mas é claro que o trabalho não pode e nem vai parar”, comentou Dalvania.

Os dados coletados apontam ainda que 49,7% dos entrevistados classifica como ‘boa’ a atual administração municipal. O restante, 16,0% avaliam como ótima; 17,3% como regular; 12,7% como ruim; 12,7% como péssima e 1% não souberam responder.

Quanto a confiança na prefeita, de 73%, Dalvania afirma que ainda é necessário marcar a sua forma de administrar. “Içara é uma cidade de muita influencia política, mas nós vamos imprimir nosso modo de gestão, que é de muito trabalho e muita presença”, afirmou a prefeita.

“Precisamos aumentar ainda mais o índice de confiança, mas a cada dia que passa vamos mostrando o quanto estamos focados, eu e minha equipe e conforme o tempo passa e as pessoas forem vendo isso a confiança vai aumentando com as realizações”, completou Dalvania.

 

Pontos positivos e negativos

Os pesquisadores questionaram os participantes quanto aos pontos positivos e negativos dentro da gestão municipal. Nas ações positivas mais lembradas estão a boa administração, a classificação da prefeita como ‘boa pessoa’, trabalhos na saúde, o cumprimento de promessas e a honestidade.

Nos pontos negativos lembrados espontaneamente pelos entrevistados estão reclamações relacionadas a falta de atividades realizadas até o momento, problemas na saúde e falta de pavimentações.

Içarenses avaliam Jair Bolsonaro e Carlos Moisés

Nas avaliações relacionadas aos mandatos do presidente da república, Jair Bolsonaro, e governador de Santa Catarina, Carlos Moisés os índices mostram respostas negativas quanto ao comando do país e quase empatadas ao estado.

Para 27,3% dos entrevistados é péssima a avaliação do atual Governo Federal no comando de Bolsonaro. Já 22,3% consideram uma boa gestão; 21,0% ruim; 15,7% regular; 12,3% ótima e 1,3% não souberam responder.

Já no estado, a maioria dos entrevistados, 32,0% deles, avalia como boa a gestão de Moisés. Os demais, 24,0% consideram regular; 19,7% ruim e 16,0% péssima. Há ainda 2,0% dos questionados que avaliam como ‘ótima’ a gestão de Moisés.

Novas pesquisas

Nas próximas semanas a Jovem Pan News Criciúma segue divulgando as pesquisas de avaliação das demais cidades da região. Confira o cronograma:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp