Saúde consolida gestão de prefeito Fernando de Fáveri que tem 85,7% de aprovação em Cocal do Sul

Por: OCP News Criciúma

18/11/2021 - 12:11 - Atualizada em: 18/11/2021 - 13:10

A Rádio Jovem Pan News Criciúma deu início em outubro a divulgação de uma série de pesquisas de avaliação das gestões municipais da Região Carbonífera. O terceiro município a conhecer os dados foi Cocal do Sul. O prefeito Fernando de Fáveri (MDB) esteve no estúdio da emissora e falou sobre o resultado na manhã desta quinta-feira. O primeiro município a ter os dados divulgados foi Orleans e, o segundo, Criciúma.

A pesquisa, em Cocal do Sul, foi realizada nos dias 11 e 12 de novembro de 2021, totalizando 400 entrevistas, com margem de erro máxima de 4,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%. As entrevistas foram feitas através de contato pessoal, em que os entrevistados foram abordados em suas residências.

Recorde até então

A administração de Cocal é, até o momento, a mais bem avaliada da Amrec. Os dados coletados apontam que 85,7% dos entrevistados aprovam a forma de gestão. Do restante, 10% reprovam e 4,3% não sabem.

Questionados quanto à atual administração municipal de de Fáveri, a maioria dos entrevistados, 56,7%, classifica como boa. Há ainda 22,7% que elencam como ótima; 10,7% como regular; 9,3% como ruim e 0,7% como péssima, resultando em 79,3% de avaliação positiva, 10,7% regular e 10% negativa.

Os dados também são positivos quanto à confiança depositada a de Fáveri. Dos 400 entrevistados, 76% dizem confiar no prefeito, 13,3% não confiam e 10,7% não souberam responder.

O prefeito classificou os números como excelentes, ainda mais tratando-se de seu primeiro mandato.

“Os números refletem a sensação que a gente sente na rua, junto ao nosso povo e estamos muito felizes. Tivemos um ano atípico, de forma global, com restrições e todas essas questões negativas relacionadas à pandemia, mas são nessas ocasiões que temos que fazer o diferente. Foi um ano de muito aprendizado e muito planejamento. Nosso principal compromisso são as pessoas, a saúde. O cidadão em primeiro lugar. O sul-cocalense é muito mais importante que qualquer obra”, disse, ressaltando ainda o compromisso com o asfalto e a água no município.

“Obrigado, meu povo. É só gratidão. Ganhamos a eleição com 57% e hoje ganhamos de presente essa avaliação. Vamos ter erros sim na nossa gestão, não somos perfeitos, mas toda nossa equipe é muito comprometida com o nosso munícipe”, acrescentou.

Saúde em primeiro lugar

Durante a pesquisa, os entrevistados foram questionados para, espontaneamente, apontarem qual é para eles a ‘marca’ do mandato do prefeito. A grande maioria das respostas envolveu o setor de saúde, sendo que quase 50% apontaram para este quesito (29,7% indicaram “ações na saúde” e 19,7% responderam sobre o Posto 24 Horas). A Secretaria de Saúde teve 87,3% de avaliação positiva.

“A saúde está melhor que eu”, brincou o prefeito, que tem como marca em sua trajetória o setor. Segundo ele, há muito ainda o que melhorar, mas a avaliação mostra que a gestão está no caminho certo.

“Quando falamos em saúde, falamos de vida. Temos que melhorar? Temos. Mas avançamos muito. Precisamos desburocratizar mais, ter um encaminhamento dos procedimentos com mais agilidade”, elencou.

De Fáveri avaliou a pesquisa como sendo um instrumento de suma importância para a “leitura” da cidade.

“A pesquisa mostra o que podemos aperfeiçoar, melhorar as ações. Foi um presente para a cidade e só temos a agradecer a toda a nossa equipe por manter o padrão de qualidade, em especial ao cidadão sul-cocalense. Não fazemos mais nada que nossa obrigação. Somos remunerados para fazer o bem para a cidade”, destacou.

Em segundo lugar de destaque na gestão estão as pavimentações, com 11% das lembranças, seguida de ações na educação (4,7%), boa administração (3,3%) e bom prefeito e obras na cidade, ambos com 2,3%.

Análises negativas diversificadas

Nas lembranças negativas apontadas, 1,7% dos entrevistados respondeu que “poderia ser melhor”. Empataram com 0,7%, os quesitos: “falta de investimento na educação, falta de limpeza urbana, gastando mais que o necessário, muito papo e pouca ação, não sabe administrar, ainda é cedo para avaliar e administração não está sendo boa”.

Porém para o prefeito, o maior problema hoje do município é em relação à mobilidade urbana, mas as projeções são esperançosas.

“Temos que pensar como um todo. No pedestre, ciclista, carro, caminhão e ônibus, este, que deverá ter uma rota. Também está no nosso projeto vias de asfalto interligando as ruas do centro, com recurso já garantido. Também há o término da 442, que hoje está em frente à Eliane. Tivemos contato recente com o Governo do Estado e o anel de contorno viário vai sair do papel. Uma obra que não vai somente beneficiar Cocal, mas todo o Sul catarinense”, adiantou.

Governo de Jair Bolsonaro tem avaliação negativa

Agrupadas entre respostas positivas e negativas, a gestão do presidente Jair Bolsonaro tem mais avaliações ruins em Cocal do Sul. Um total de 31% dos entrevistados aponta como péssima a gestão do presidente; 26,3% avaliam como regular, 25,3% como boa, 5% como ótima e 1% não soube opinar, resultando em 42,3% de avaliação negativa, 30,3% positiva, 26,3% regular e 1% não sabe.

Carlos Moisés também tem respostas negativas

Em relação a avaliação do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, 40% dos entrevistados acham regular, 23% boa, 18,3% péssima, 11,7% ruim, 5,7% não sabe, e 1,3% ótima, resultando em 40% regular, 30% negativa, 24,3% positiva e 5,7 não souberam opinar.

Confira os dados completos da pesquisa

 


Novas pesquisas

Nas próximas semanas, a Jovem Pan News Criciúma segue divulgando as pesquisas de avaliação das demais cidades da região. O próximo município é Morro da Fumaça.

Confira o cronograma:

  • 4 de novembro: Orleans. Clique e confira!
  • 11 de novembro: Criciúma. Clique e confira!
  • 18 de novembro: Cocal do Sul
  • 25 de novembro: Morro da Fumaça
  • 2 de dezembro: Urussanga
  • 9 de dezembro Lauro Müller
  • 16 de dezembro: Forquilhinha
  • 27 de janeiro: Içara
  • 3 de fevereiro: Treviso
  • 10 de fevereiro: Balneário Rincão
  • 17 de fevereiro: Nova Veneza
  • 24 de fevereiro: Siderópolis