Prefeito Noi Coral lidera na Amrec com 87% de gestão aprovada em Morro da Fumaça

Por: OCP News Criciúma

26/11/2021 - 12:11 - Atualizada em: 26/11/2021 - 12:56

A Rádio Jovem Pan News Criciúma deu início em outubro a divulgação de uma série de pesquisas de avaliação das gestões municipais da Região Carbonífera computadas pelo Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC).

O quarto município a conhecer os dados foi Morro da Fumaça. O prefeito Noi Coral (PP), que está em seu segundo mandato, ao lado do vice Eduardo Guollo, esteve no estúdio da emissora e falou sobre os números da pesquisa na manhã desta sexta-feira. O primeiro município a ter os dados divulgados foi Orleans, o segundo, Criciúma e, o terceiro, Cocal do Sul.

A pesquisa, em Morro da Fumaça, foi realizada nos dias 18 e 19 de novembro de 2021, totalizando 400 entrevistas, com margem de erro máxima de 4,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%. As entrevistas foram feitas por meio de contato pessoal, em que os entrevistados foram abordados em suas residências.

Recorde até então

A administração de Morro da Fumaça passou Cocal do Sul, que liderava até então, e é, até o momento, a mais bem avaliada da Amrec. Os dados coletados apontam que 87% dos entrevistados aprovam a forma de gestão e 13% reprovam.

“Temos essa sensação na cidade. As pessoas nos agradecem e devemos isso a toda a nossa equipe: do servidor da ponta até os secretários. Temos uma equipe técnica, excepcionalmente comprometida e competente. É um grupo de pessoas que segue a linha do prefeito, de fazer o melhor para cidade”, disse.

Questionados quanto a atual administração municipal de Noi, a maioria dos entrevistados, 56,5%, classifica como boa. Há ainda 23,5% que elencam como ótima; 11,5% como regular; 8% como ruim e 0,5% como péssima, resultando em 80% de avaliação positiva, 11,5% regular e 8,5% negativa.

“Fico muito feliz com esses números. Quebramos uma sequência de politicagem na administração municipal onde os recursos são por muitas vezes limitados e a política, por vezes, acaba atrapalhando. Chegar no topo é fácil, o difícil é se manter”, complementou.

Os dados também são positivos quanto à confiança depositada em Noi. Dos 400 entrevistados, 78% dizem confiar no prefeito, 16,5% não confiam e 5,5% não souberam responder.

Durante a pesquisa, os entrevistados foram questionados para, espontaneamente, apontarem qual é para eles a ‘marca’ do mandato. A maioria, 51%, respondeu “pavimentações”; 20% indicou a área da saúde e, 4,5%, educação.

“E vamos fazer ainda mais nesse segundo mandato. A indústria acaba sendo o setor que elenca a economia do município, totalizando 70%. E precisamos levar qualidade de vida e estrutura para nossos munícipes. Sobre as obras, com 50% de avaliação positiva eu já estaria muito feliz e estamos comprometidos em continuar para que essa aprovação se mantenha”, promete.

Segundo o prefeito, 70% do que foi previsto para ser pavimentado já foi cumprido até o momento, resultando em 22 quilômetros de pavimentação, e a intenção é pavimentar, no mínimo, mais 40 ruas.

“Atuei por 30 anos na iniciativa privada e faço a minha administração de forma discreta. Não gosto de fazer vídeos, não gosto de inaugurar obras. Não preciso estar sempre nos bairros. A obra é que tem que estar lá. Essa é nossa linha de administração”, exemplificou.

A Secretaria de Educação teve 83% de avaliação positiva, a de Obras/Infraestrutura 77% e a de Saúde 67%.

Na Educação, ele reforçou o agradecimento aos servidores da pasta; da merendeira à secretária de Educação; elencou os investimentos já realizados, incluindo a melhora da merenda escolar, com valorização da agricultura familiar, e anunciou uma nova escola no bairro Naspolini.

Na Saúde, o prefeito apresentou um projeto que acredita ser pioneiro no Sul do Brasil, em relação à cardiologia no setor público.

“Será implantado no próximo ano, em parceria com o cardiologista Christian Dal Pont, o exame de escore de cálcio, que indica os riscos de a pessoa sofrer um infarto ou AVC nos próximos dez anos”, adiantou, ressaltando o investimento na área que atua com 12 especialidades e ainda com a proposta do Centro de Especialidades, também para o próximo ano.

Alguns projetos tiveram que ser adiados em virtude de pandemia.

Governo de Jair Bolsonaro é avaliado

Agrupadas entre respostas positivas e negativas, a gestão do presidente Jair Bolsonaro foi computada em Morro da Fumaça com 37,5 de avaliação negativa, 35% de positiva, 25,5% regular e 2% não souberam opinar.

Sobre o governador Carlos Moisés

Em relação à avaliação do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, 35,5 % dos fumacenses acham a gestão regular, 30% negativa e 30% positiva e, 4,5%, não souberam responder.

Confira os dados completos da pesquisa

Novas pesquisas

Nas próximas semanas, a Jovem Pan News Criciúma segue divulgando as pesquisas de avaliação das demais cidades da região. O próximo município é Urussanga.

Confira o cronograma:

  • 4 de novembro: Orleans. Clique e confira!
  • 11 de novembro: Criciúma. Clique e confira!
  • 18 de novembro: Cocal do Sul. Clique e confira!
  • 26 de novembro: Morro da Fumaça
  • 2 de dezembro: Urussanga
  • 9 de dezembro Lauro Müller
  • 16 de dezembro: Forquilhinha
  • 27 de janeiro: Içara
  • 3 de fevereiro: Treviso
  • 10 de fevereiro: Balneário Rincão
  • 17 de fevereiro: Nova Veneza
  • 24 de fevereiro: Siderópolis