Lauro Müller: pesquisa aponta que moradores confiam na prefeita e 60% aprovam forma de administrar a cidade

Por: OCP News Criciúma

10/12/2021 - 11:12 - Atualizada em: 10/12/2021 - 11:17

A Rádio Jovem Pan News Criciúma está realizando a divulgação de uma série de pesquisas de avaliação das gestões municipais da Região Carbonífera. Nesta semana, a pesquisa divulgada traz dados da cidade de Lauro Müller. A prefeita da cidade, Saionara Correa de Carvalho Bora, esteve no estúdio da emissora e falou sobre o resultado.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC) nos dias 2 e 3 de dezembro de 2021, totalizando 400 entrevistas, com margem de erro máxima de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. Os questionamentos foram realizados através de contato pessoal, onde os entrevistados foram abordados em suas residências.

Questionados quanto a aprovação pela forma da prefeita de administrar o município, 60,3% apontaram para a aprovação e 31,3% reprovam. Os índices são positivos para a atual gestão também no quesito confiança, 55,3% dos entrevistados afirmam confiar na prefeita.

Os dados coletados apontam ainda que 41,3% dos entrevistados classifica como “regular” a atual administração municipal. Os demais, 8,7% consideram ótima; 31,7% consideram boa; 9,3% ruim e 8,7% péssima. Se agrupadas por avaliações boas e ruim, Saionara tem 40,3% de avaliações positivas, 41,3% regulares e 18% de avaliações negativas.

Opiniões divididas

Os pesquisadores questionaram os participantes quanto aos pontos positivos e negativos dentro da gestão municipal. Nas respostas, que são espontâneas, a maioria dos entrevistados lembra de forma positiva das ações em saúde e pavimentação, além da boa administração de Saionara.

Nas lembranças negativas relacionadas ao mandado, se destacam a falta de investimentos na saúde, a falta de médicos e ‘não fez nada ainda’, como apontaram alguns dos entrevistados.

“Quando eu entrei, eu disse que não fazia questão de ter meu nome em placa nenhuma, que eu queria era deixar uma gestão transparente. Queria mostrar que dá para ser prefeita do jeito correto, honesto, bacana”, pontuou a prefeita.

Lauromülenses reprovam Bolsonaro e consideram Moisés regular

Nas avaliações relacionadas aos mandatos do presidente da república, Jair Bolsonaro, e governador de Santa Catarina, Carlos Moisés os índices mostram respostas negativas quanto ao comando do país e regulares ao estado.

Para 35,3% é péssima o atual Governo Federal no comando de Bolsonaro. Já 28% consideram uma gestão regular; 19,3% boa; 9,7% ruim e 7,7% uma ótima gestão.

No estado, a maioria dos entrevistados, 34,3% avalia como regular a gestão de Moisés, 22,3% consideram péssima; 20,7% boa; e 16,7% ruim.

Novas pesquisas

Nas próximas semanas a Jovem Pan News Criciúma segue divulgando as pesquisas de avaliação das demais cidades da região. Confira o cronograma:

  • 4 de novembro: Orleans
  • 11 de novembro: Criciúma
  • 18 de novembro: Cocal do Sul
  • 25 de novembro: Morro da Fumaça
  • 2 de dezembro: Urussanga
  • 9 de dezembro Lauro Müller
  • 16 de dezembro: Forquilhinha
  • 27 de janeiro: Içara
  • 3 de fevereiro: Treviso
  • 10 de fevereiro: Balneário Rincão
  • 17 de fevereiro: Nova Veneza
  • 24 de fevereiro: Siderópolis

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp