Já bebeu água hoje? Saiba porque a hidratação é tão importante para o corpo

Por: Elissandro Sutil

14/01/2021 - 07:01 - Atualizada em: 14/01/2021 - 11:20

A sensação de beber um copo d’água bem gelado naqueles dias quentes é maravilhosa, não é mesmo? A ingestão de água é primordial para o organismo, não apenas pelo bem-estar instantâneo, mas também porque, ao mesmo tempo, é quando fornecemos ao nosso corpo o componente mais importante para o funcionamento dele.

De acordo com o urologista, Dr. Lucas Galdino, no verão há um aumento de 30% no número de pessoas com pedras nos rins, e a desidratação está totalmente ligada a esse acréscimo.

“A ingestão de líquidos é a principal forma de prevenir doenças do sistema urinário, como a temida e muito dolorida cólica renal”, explica o especialista.

A elevação da temperatura, principalmente em locais com mais umidade, gera maior perda de líquidos pelo suor. Caso não haja reposição desses líquidos, a urina se torna muito concentrada em minerais, o que forma os cálculos.

Como identificar esse problema?

Segundo o urologista, Dr. Raphael Lahr, uma dica simples e que auxilia o diagnóstico é prestar atenção à coloração da urina. Já que, quando ela se mantém bem clara, a hidratação está adequada.

“Outra orientação é procurar ingerir, pelo menos, dois litros de água diariamente. Essa é uma recomendação geral, porém, a quantidade depende muito do peso da pessoa. Se for mais pesada ou mais alta, sugiro de dois litros e meio a três litros”, ressalta o urologista.

Já para aquelas pessoas que não são tão adeptas de tomar água várias vezes ao dia, Dr. Raphael indica outras opções de líquidos que ajudam a manter a hidratação e a saúde dos rins. Como por exemplo os sucos naturais e os chás de coloração clara.

Entretanto, ele pondera que os sucos de caixinha, algumas águas minerais com gás, refrigerantes e chás escuros podem apresentar uma alta concentração de sódio, por isso, não são recomendados. Quanto à alimentação, além de evitar o excesso de sal, é importante passar longe de enlatados e embutidos.

Os especialistas pontuam que, apesar das crises de cálculos renais serem mais comuns em homens, por uma questão de hábito, esses cuidados também devem ser tomados por mulheres em qualquer época da vida, e esses cuidados devem ser redobrados nessa época do ano.

Confira algumas das matérias do Uro Centro publicadas em 2020:

Sobre o Uro Centro Jaraguá

O Dr. Lucas Sfier Galdino tem experiência em endourologia, laparoscopia, transplante renal, ultrassonografia do aparelho genito-urinário e biopsia de próstata guiada por ecografia. O Dr. Raphael Lahr possui especialização em cirurgias endourológicas e laparoscópicas.

Eles atendem no Uro Centro em Jaraguá do Sul, espaço especializado em cirurgia urológica minimamente invasiva. A equipe atende em todas as áreas da urologia abrangendo homens, mulheres e crianças, principalmente, em alterações genito-urinário. A clínica funciona no Centro de Jaraguá do Sul. Para outras informações, basta entrar em contato pelos telefones (47) 3084-0003 e (47) 99950-1531 ou acessar a fanpage Uro Centro Jaraguá.