Baixo nível de testosterona é um alerta para a saúde masculina

Por: Elissandro Sutil

04/03/2020 - 09:03 - Atualizada em: 05/03/2020 - 09:32

Fundamental para o desenvolvimento das características masculinas e pela função sexual, a testosterona mantém a saúde do homem e garante a longevidade. Ela atua em diversas partes do corpo, mas, geralmente, a partir dos 40 anos, tende a diminuir seus níveis, em média, 1% ao ano.

De acordo com o médico urologista Lucas Galdino, o hormônio aumenta a disposição e evita o cansaço excessivo. “Além de manter as características masculinas, a testosterona influencia de maneira importante a libido e a manutenção da ereção e também auxilia na prevenção de doenças cardíacas e musculares”, explica.

Foto Matheus Wittkowski/OCP News

Com o passar dos anos, o corpo começa a sofrer mudanças e uma das consequências é a diminuição do hormônio presente no corpo. O urologista ressalta que o declínio no nível da testosterona inicia a partir dos 40 anos. “Na maioria das vezes, a redução é imperceptível, principalmente quando o paciente possui hábitos de vida saudáveis”, explica.

Manter uma rotina de alimentação e exercícios físicos auxilia para que a queda seja pequena ou tardia. Já o contrário, faz com que ela seja mais intensa, podendo levar a sintomas como cansaço, fadiga, fraqueza muscular e perda da libido e potência sexual. “Com o envelhecimento, ocorre a diminuição natural, pois as células de Leydig reduzem a produção da testosterona nos testículos”, complementa o urologista Raphael Lahr.

Foto Matheus Wittkowski/OCP News

Mas, o contrário, também pode afetar o bem-estar. Segundo os especialistas, o risco com os níveis elevados do hormônio também são importantes e exigem atenção. Quando usada de forma desnecessária durante o decorrer da vida, como, por exemplo, através de anabolizantes, a testosterona tende a provocar consequências que costumam ser graves.

Níveis acima do normal podem causar irritabilidade, nervosismo, agressividade e, principalmente, disfunção erétil grave, além de representar uma ameaça para o coração. Por tudo isso, nenhum hormônio deve ser utilizado sem recomendação de um especialista.

Sobre o Uro Centro Jaraguá

O Uro Centro Jaraguá é especializado em cirurgia urológica minimamente invasiva. Os médicos Dr. Lucas Galdino (CRM 24257 e RQE 14678) e Dr. Raphael Lahr (CRM 15336 e RQE 12374) atendem em todas as áreas da urologia abrangendo homens, mulheres e crianças, principalmente, em alterações genito-urinário.

A clínica, inaugurada em julho de 2017, funciona no Centro de Jaraguá do Sul, no Norte Catarinense. Para outras informações, basta entrar em contato pelos telefones (47) 3084-0003 e 9 9950-1531 ou acessar a página Uro Centro Jaraguá no Facebook.