Verão exige hidratação redobrada para evitar cálculos renais

Por: Elissandro Sutil

02/12/2018 - 10:12 - Atualizada em: 02/12/2020 - 14:19

Você sabia que o número de pessoas com pedra nos rins cresce 30% no verão? Por isso, nessa época do ano, os cuidados com a hidratação devem ser redobrados. A ingestão de líquidos é a principal forma de prevenir doenças do sistema urinário, como cólica renal e pedras nos rins.

O médico urologista Lucas Sfier Galdino explica que, com a elevação da temperatura, principalmente, em locais com mais umidade, há maior perda de líquidos pelo suor.

“Caso não haja reposição desses líquidos, a urina se torna muito concentrada em minerais, o que forma os cálculos”, esclarece.

Uma dica simples e que auxilia o diagnóstico é prestar atenção à coloração da urina. Quando ela se mantém bem clara, a hidratação está adequada.

Outra orientação é procurar ingerir, pelo menos, dois litros de água diariamente.

“Essa é uma recomendação geral, porém, a quantidade depende muito do peso da pessoa. Se for mais pesada ou mais alta, sugiro de dois litros e meio a três litros”, revela.

Além da água, outros líquidos que ajudam a manter a hidratação e a saúde dos rins são os sucos naturais e os chás de coloração clara.

Sucos de caixinha, algumas águas minerais com gás, refrigerantes e chás escuros podem apresentar uma alta concentração de sódio e, por isso, não são recomendados.

Quanto à alimentação, além de evitar o excesso de sal, é importante passar longe de enlatados e embutidos.

Esses cuidados devem ser tomados por homens e mulheres em qualquer época da vida. Porém, as crises de cálculos renais são mais frequentes no público masculino.

Segundo o urologista, isso ocorre porque eles apresentam uma maior resistência à ingestão de líquidos e, em geral, mantêm hábitos nocivos ao sistema urinário, como a ingestão de bebidas alcoólicas e de alimentos gordurosos sem a hidratação adequada.

Ele ainda ressalta que, “em caso de cólica renal, dores na lombar, ou qualquer suspeita de crise renal, procure seu médico para que maiores complicações sejam evitadas e, assim, devidamente tratadas pelo profissional”.

Sobre o Uro Centro Jaraguá

O Dr. Lucas Sfier Galdino tem experiência em endourologia, laparoscopia, transplante renal, ultrassonografia do aparelho genito-urinário e biopsia de próstata guinada por ecografia. O Dr. Raphael Lahr possui especialização em cirurgias endourológicas e laparoscópicas.

Eles atendem no Uro Centro em Jaraguá do Sul, espaço especializado em cirurgia urológica minimamente invasiva. A equipe atende em todas as áreas da urologia abrangendo homens, mulheres e crianças, principalmente, em alterações genito-urinário. A clínica funciona no Centro de Jaraguá do Sul. Para outras informações, basta entrar em contato pelos telefones (47) 3084-0003 e (47) 99950-1531 ou no Facebook e Instagram (@urocentrojaragua).