Médicos urologistas desmistificam o receio em relação à vasectomia

Por: Elissandro Sutil

03/06/2020 - 09:06 - Atualizada em: 03/06/2020 - 09:08

Planejar o tamanho da família é um assunto que tem entrado na pauta de casais de todo o mundo. Por isso, alternativas cirúrgicas para evitar uma gravidez indesejada chamam atenção de homens e mulheres e consolidam-se como opções seguras e eficientes.

Porém, perda de libido, baixo desempenho sexual e problemas ao urinar ainda são alguns dos temas polêmicos que aparecem quando o assunto vasectomia vem à tona. Por trás dos mitos, existe um procedimento rápido e seguro, que garante a impossibilidade de ter filhos sem interferir na masculinidade.

De acordo com o urologista Raphael Lahr, desmistificar a cirurgia ainda faz parte da rotina dos profissionais especializados. Muitos homens ainda se sentem inseguros em relação à vasectomia e isso acontece por falta de conhecimento.

“A cirurgia apenas interrompe a passagem dos espermatozoides dos testículos para o pênis. O esperma produzido pela próstata e pelas vesículas seminais continua sendo ejaculado, só que sem as células reprodutivas masculinas”, explica.

O procedimento é simples, o paciente faz alguns exames e na sequência agenda a cirurgia. Segundo ele, a intervenção cirúrgica é simples e requer apenas anestesia local. “O homem vasectomizado recebe alta em seguida e pode retomar as atividades normais em dois ou três dias, dependendo da profissão”, comenta.

Dr. Raphael Lahr (CRM SC 15336 / RQE 12374). Foto: Matheus Wittkowski / OPC News

Para fazer a operação o paciente deve ter mais de 25 anos de idade ou com, pelo menos, dois filhos vivos. O urologista ressalta que o paciente deve ter certeza quanto ao desejo de não gerar outras crianças. O procedimento também é indicado em casos que uma nova gestação pode trazer riscos à mãe ou ao bebê.

Reversão da vasectomia é alternativa para casais que querem engravidar

Uma boa notícia para quem se arrependeu ou constitui uma nova família e surgiu a vontade de aumentar a prole é que é possível reverter a vasectomia.

O urologista Lucas Galdino explica que, basicamente, todos os pacientes que ainda pretendem ter filhos e são vasectomizados podem fazer a reversão.

Já o resultado satisfatório está relacionado, principalmente, com o intervalo entre uma operação e outra. “Com o passar dos anos, ocorre a esclerose do canal, o que dificulta a passagem dos espermatozoides”, alerta.

Dr. Lucas Sfier Galdino (CRM SC 24257 / RQE 14678). Foto: Matheus Wittkowski / OPC News

A cirurgia não é garantia de sucesso para uma futura gestação e varia de acordo com a técnica utilizada e a experiência do cirurgião. Segundo ele, quando bem indicada, é possível atingir bons resultados e o custo é inferior a uma fertilização para tentativa de gravidez.

O procedimento cirúrgico para a reversão é bem mais complexo do que a vasectomia, sendo necessário o uso do microscópio para a realização da cirurgia, uma vez que a religação do ducto deferente é feita por meio de fios muito finos e delicados.

Sobre o Uro Centro Jaraguá

O Dr. Lucas Sfier Galdino tem experiência em endourologia, laparoscopia, transplante renal, ultrassonografia do aparelho genito-urinário e biopsia de próstata guinada por ecografia.
O Dr. Raphael Lahr possui especialização em cirurgias endourológicas e laparoscópicas.

Eles atendem no UroCentro em Jaraguá do Sul, espaço especializado em cirurgia urológica minimamente invasiva. A equipe atende em todas as áreas da urologia abrangendo homens, mulheres e crianças, principalmente, em alterações genito-urinário. A clínica funciona no Centro de Jaraguá do Sul. Para outras informações, basta entrar em contato pelos telefones (47) 3084-0003 e (47) 99950-1531 ou acessar a fanpage Uro Centro Jaraguá.