Especialista fala sobre principais doenças tratadas na urologia

Por: Elissandro Sutil

01/10/2020 - 06:10 - Atualizada em: 01/10/2020 - 10:07

Os urologistas Dr. Lucas Sfier Galdino e Dr. Raphael Lahr, que atendem no Uro Centro em Jaraguá do Sul ressaltam sobre a importância da urologia na prevenção e tratamento de doenças que afetam o trato urinário. Os leitores do OCP News enviaram perguntas sobre a especialidade, as quais foram respondidas pelo Dr. Lucas Galdino.

  • OCP: Quais são as principais doenças que são tratadas pelos urologistas?

Dr. Lucas Galdino: “Urologista trata homens e mulheres com foco no trato urinário, ou seja: rins, ureter e bexiga. Já no homens inclui-se também: próstata, pênis e testículos. As principais doenças tratadas em mulheres são as infecções urinárias, perdas de urina, infecções e cálculos renais. E nos homens, o câncer de próstata, câncer de rim, de testículos, pedras, vasectomias e fimose.”

  • OCP: Qual a idade ideal para primeira consulta?

Dr. Lucas Galdino: “Cada vez mais as pessoas têm evidenciado a prevenção, essa é a palavra mais importante em todas as especialidades. Quanto mais cedo você começar a fazer prevenção melhor! Não existe uma idade específica. Fazer prevenção é sempre recomendado para prevenir doenças do trato urinário ou doenças sexualmente transmissíveis. Para a parte de próstata a partir dos 40 anos é o ideal.”

  • OCP: Pedra no rim, como prevenir e em casos de diagnóstico, qual é o tratamento?

Dr. Lucas Galdino: “A alimentação influencia muito, devido a composição dos alimentos escolhidos que possuem mais sódio. As principais causas de cálculos renais são excesso de sódio e falta de água.

O ideal é fazer um equilíbrio disso, a recomendação para todas as pessoas é pelo menos dois litros de água por dia. Evitar segurar a urina por muito tempo, porque gera acumulo de sais que vão cristalizar e fazer as pedras.

O tratamento depende do que é descoberto no diagnóstico. Vai depender do local onde está a pedra e do tamanho dela. Pedras grandes demandam tratamento. Pedras pequenas, não é necessário intervir em casos de cálculos renais. Se o cálculo cai no ureter aí é necessário tratamento.

São várias técnicas e o mais comum são cirurgias minimamente invasivas, feitas sem corte, em que as pedras são quebradas com o laser.

Se você sentir dor que inicia nas costas e vem para a parte abdominal, ânsia de vômito e desconforto que não alivia em nenhuma posição, é necessário ir ao pronto atendimento.”

Dr. Lucas Sfier Galdino, urologista. Foto: Piero Ragazzi.

  • OCP: Cite um mito e uma verdade sobre a urologia:

Dr. Lucas Galdino: “Exame de próstata não precisa ser feito, é um mito. É um exame físico, indolor, rápido e de extrema importância. Ainda temos 20% de pacientes com câncer de próstata com exame de sangue normal, isso é muita coisa quando se trata de câncer. O exame precisa ser feito a partir dos 45 anos para quem tem histórico familiar de câncer e a partir dos 50 anos para todos.

Importância de tomar dois litros de água por dia, é uma verdade. Previne várias doenças, além da pedra no rim. A qualidade da água também faz diferença, é importante ficar atento a quantidade de sódio de cada água, seja normal ou com gás.”

  • OCP: Quais são as informações mais importantes sobre o câncer de próstata?

Dr. Lucas Galdino: “É o câncer mais comum no sexo masculino, são 62 mil casos novos no Brasil por ano. Quando diagnosticado cedo, 90% tem cura. As técnicas para remoção do câncer estão avançadas. A cirurgia é feita por laparoscopia. Prevenção, alimentação saudável, com baixa gordura e baixo nitrato, além de exercício físico, ajuda sim a prevenir essa doença.”

  • OCP: Quando procurar imediatamente um urologista?

Dr. Lucas Galdino: “Especificamente para mulheres, a infecção urinária deve ser tratada corretamente, e preferencialmente por um urologista. A doença pode progredir para a pielonefrite, que é uma doença grave.

Já para os homens, deve-se ficar atento para os casos de inchaço da próstata que geralmente ocorrem após os 50 anos. Se não tratada pode sobrecarregar a bexiga e ocorrer a perda da função desse órgão.

Emergências: dor no testículo, que pode ser uma torção; cálculo renal obstrutivo e fratura de pênis. Nesses casos é necessário um atendimento de emergência.”

Sobre o Uro Centro Jaraguá

O Dr. Lucas Sfier Galdino tem experiência em endourologia, laparoscopia, transplante renal, ultrassonografia do aparelho genito-urinário e biopsia de próstata guinada por ecografia. O Dr. Raphael Lahr possui especialização em cirurgias endourológicas e laparoscópicas.

Eles atendem no Uro Centro em Jaraguá do Sul, espaço especializado em cirurgia urológica minimamente invasiva. A equipe atende em todas as áreas da urologia abrangendo homens, mulheres e crianças, principalmente, em alterações genito-urinário. A clínica funciona no Centro de Jaraguá do Sul. Para outras informações, basta entrar em contato pelos telefones (47) 3084-0003 e (47) 99950-1531 ou acessar a fanpage Uro Centro Jaraguá.