Gordura no fígado acomete até 30% da população

Por: Elissandro Sutil

13/03/2020 - 11:03 - Atualizada em: 13/03/2020 - 16:53

Levantamento da sociedade médica brasileira indica que até 30% da população sofre de um distúrbio que se caracteriza pela gordura no fígado, e boa parte desse contingente de pessoas sequer sabe do problema.

“O nome da comorbidade é esteatose hepática que pode se manifestar em qualquer idade, inclusive na infância”, diz a gastroenterologista Bruna Ximenes Canfield, acrescentando que as mulheres são as mais afetadas pela doença.

Segundo a especialista, trata-se de uma glândula situada do lado direito do abdômen, e está relacionado com funções importantes do nosso corpo, tais como a regulação do metabolismo de vários nutrientes (proteínas, carboidratos e lipídios), síntese de proteínas e outras moléculas, degradação de hormônios, armazenamento de substâncias, como o glicogênio, excreção de substâncias tóxicas, formação e secreção da bile, entre outras.

“A presença de gordura no fígado pode acarretar inflamação capaz de evoluir para quadros de hepatite, cirrose hepática e até câncer.”

Foto: Matheus Wittkowski

Doença hepática

Dra. Bruna lembra que a mazela também é conhecida por doença hepática gordurosa, gordura no fígado ou fígado gorduroso. “Elas podem ser classificadas em alcoólicas (provocadas pelo consumo excessivo de álcool) e não alcoólicas”, ressalta.

São classificados como fatores de risco o sobrepeso, o diabetes, e o sedentarismo.

“Há evidências de que a síndrome metabólica [pressão alta, resistência à insulina, níveis elevados de colesterol e triglicérides] e a obesidade abdominal estão diretamente associadas ao excesso de células gordurosas.”

Mas, segundo a especialista, pessoas magras também podem sofrer com a doença. “Magras, abstêmias e sem alterações de colesterol e glicemia podem desenvolver quadros de esteatose hepática gordurosa também”, destaca.

Sintomas

De acordo com a médica, nos quadros leves a doença é assintomática. Os sintomas aparecem quando surgem as complicações. Em casos de hepatite pode haver queixas de dor, cansaço, fraqueza, perda de apetite e aumento do fígado.

“Nos estágios mais avançados, caracterizados por cirrose, os sintomas são ascite (acúmulo anormal de líquido dentro da cavidade abdominal), encefalopatia e confusão mental, hemorragias, queda no número de plaquetas, aranhas vasculares, icterícia.”

O diagnóstico passa por exames de rotina, bem como por uma investigação médica que inicia com uma boa conversa entre médica e paciente. “É muito importante procurar a gastroenterologista para um check up e, se necessário, acompanhamento regular”, diz.

Onde atende

A Dra. Bruna Luiza Zonta Ximenes Canfield (CRM 16899 e RQE 13793) é formada em gastroenterologista e clínica geral. Ela atende na ClíniCanfield, que fica na Policlínica, rua Barão do Rio Branco, 209, no centro de Jaraguá do Sul. Contato: (47) 3307-4031 | 9 9248-4264. Acompanhe a clínica no site. Também no Facebook e Instagram.