Projeto um novo olhar: mais visão, menos reprovação

Foto: Divulgação

Por: Maria Luiza Venturelli

15/04/2024 - 16:04 - Atualizada em: 16/04/2024 - 16:02

O Programa Jaraguá Mais Saudável em parceria com a IDOMED – Instituto de Educação Médica, iniciou em fevereiro deste ano a aplicação do projeto Um Novo Olhar: Mais Visão, Menos Reprovação na Escola de Educação Básica Alvino Tribess, que fica no bairro Vieiras de Jaraguá do Sul.

O intuito do Projeto é promover uma mudança significativa na vida escolar dos alunos, realizando uma triagem oftalmológica, avaliando a visão dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental, que foi conduzida pelos acadêmicos e docentes do curso de medicina da IDOMED.

Em março, o projeto avançou com reuniões estratégicas com acadêmicos e docentes, visando o alinhamento das ações e troca de ideias, para definir a melhor estratégia para a triagem e o envolvimento dos pais na autorização e participação dos alunos no projeto. Um compromisso mútuo, que envolveu planejamento e parceria, para conduzir as várias etapas do projeto com fluidez até a entrega dos óculos.

O projeto contou com o apoio financeiro da indústria WEG, que financiou as consultas oftalmológicas e a confecção dos óculos, sempre apoiando as causas sociais do município, além do Instituto Oftalmológico Manzano Bueno, das Óptica Seifert e da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina.

Os resultados preliminares já demonstram a relevância do projeto: um índice de encaminhamento para consultas oftalmológicas alcançou 24,78% nos primeiros e segundos anos. É notável também o elevado comparecimento, atingindo 89,29% das consultas agendadas, com apenas três ausências registradas. Destes, impressionantes 52% foram diagnosticados com a necessidade de correção visual e serão encaminhados para confecção de óculos.

A avaliação dos responsáveis pelos exames, apontou índices, considerados elevados de problemas de visão, o que reforça a importância e o impacto que o projeto terá no aprendizado e na vida dessas crianças.

A próxima etapa inclui uma análise comparativa dos resultados obtidos e as evidências científicas disponíveis, visando a validação da iniciativa.
O projeto de extensão está empenhado em produzir um artigo científico, contribuindo para consolidação dos benefícios do Projeto Um Novo Olhar: Mais Visão, Menos Reprovação.

Foto: Divulgação

Atenção Jaraguá do Sul e região!

Imagem: Divulgação/Sesi

Entre os dias 23 e 25 de abril o Programa Jaraguá Mais Saudável, estará promovendo GRATUITAMENTE o IV Seminário Cidades Mais Saudáveis.

Este ano, o tema será “Pertencimento e Protagonismo”, prometendo três dias repletos de oficinas inspiradoras e uma palestra imperdível com Álvaro Fernando na Praça Ângelo Piazera no dia 25.

Conheça a programação completa do seminário e faça sua inscrição pelo QRcode!

Junte-se a nós nesta jornada rumo a cidades mais saudáveis!