Série documental “Padre Aloísio: Memórias de Fé” será lançada no dia 17 de abril

Foto: Divulgação

Por: Maria Luiza Venturelli

13/04/2024 - 07:04 - Atualizada em: 29/04/2024 - 09:43

No próximo dia 17 de abril, data em que completa-se 18 anos da morte do Venerável Padre Aloísio Boeing, vai ao ar o primeiro episódio da série documental dedicada à vida e ao legado do religioso, intitulada “Padre Aloísio: Memórias de Fé”.

A série formada de cinco episódios, tem como base o documentário Padre Aloísio – A Santidade Cotidiana, produzido pelo Escritório de Cinema, juntamente com o Instituto Padre Aloísio, lançado em 2016. A proposta é trazer novos olhares para a causa da canonização do Venerável Padre Aloísio, cuja presença continua a inspirar e impactar toda a comunidade de Jaraguá do Sul e região, além de ultrapassar as fronteiras.

Procurando abordar e resgatar aspectos dos momentos decisivos de todo o processo de santificação do sacerdote religioso, o documentário traz relatos daqueles que conviveram com o Padre Aloísio e memórias de sua influência religiosa, assim como notáveis feitos que o Venerável realizou em vida, as graças alcançadas e os possíveis milagres atribuídos a ele, além de seu relevante legado histórico na região.

Foto: Divulgação

Também serão abordados os marcos significativos que ele deixou na comunidade católica, juntamente com uma gama de outros aspectos que enriqueceram sua jornada de fé e amor ao próximo.

A série documental é uma parceria entre a Rede OCP News, o Instituto Padre Aloísio e a produtora Escritório de Cinema, com o apoio da causa pela Romitex e Prefeitura de Jaraguá do Sul.

Um tributo em cinco capítulos

Foto: Divulgação

A série documental “Padre Aloísio: Memórias de Fé” está dividida em cinco capítulos, cada um explorando aspectos diferentes da vida do Venerável Padre Aloísio, que está em processo de canonização. Os episódios são de curta duração, com entrevistas, depoimentos, novas captações e imagens de arquivo.

Venerável Padre Aloísio Boeing (17 de abril): o episódio de lançamento se concentra no evento da Venerabilidade, realizado em maio de 2023, e um melhor entendimento dos passos da causa de santificação.

Padre Aloísio, o Sagrado Coração de Jesus, a Fé na Eucaristia (17 de junho): traz detalhes sobre a influência do Sagrado Coração de Jesus sua trajetória religiosa, destacando sua profunda fé na Eucaristia.

Foto: Divulgação

Fraternidade Mariana 50 anos (17 de agosto): resgata a história da Fraternidade Mariana do Coração de Jesus, fundada em agosto de 1974, pelo Padre Aloísio motivado por um desejo de ver um grupo de moças unidas, vivendo o Evangelho na realidade do mundo.

Relatos de Quem Conviveu e Graças Alcançadas (17 de outubro): testemunhos daqueles que tiveram a honra de compartilhar suas vidas com Padre Aloísio, oferecendo uma visão íntima de sua influência e possíveis graças alcançadas atribuídas à intercessão de Padre Aloísio,

A Causa do Santo e a Comunidade – Capítulo Especial: (24 de dezembro): será lançado no dia do nascimento do Padre Aloísio, fechando a série.

Foto: Divulgação

Uma trajetória de fé

Primogênito de uma família cristã, Aloísio Boeing nasceu em 24 de dezembro de 1913, em Vargem do Cedro, naquele tempo município de Imaruí (SC), que hoje pertence a São Martinho.

Foto: Divulgação

Os pais, João Boeing e Josephina Effting Boeing, tinham o costume de frequentar a missa e rezar o terço diariamente, além de terem logo batizado e crismado todos os sete filhos.

Foi nesse lugar acolhedor que o futuro Padre desenvolveu a sua vida e personalidade na infância. Em um lar de pais piedosos e bondosos, que partilhavam o que tinham com os mais necessitados, aprendeu logo cedo a importância da fé e do amor ao próximo. Ele desenvolveu ainda criança o amor pelos ensinamentos de Jesus.

Com 12 anos, incentivado pelo pároco da igreja que frequentava, saiu de sua terra natal com mais outros três colegas rumo ao sacerdócio. A partir daí, Aloísio se dedicou aos estudos e formação em teologia até a vida adulta.

Vida religiosa

Aloísio rumou ao convento de Brusque para começar os estudos religiosos. A primeira profissão religiosa aconteceu por lá, em 1934. Os estudos de Teologia foram feitos em Taubaté (SP), entre 1938 e 1941. Ele foi ordenado sacerdote em dezembro de 1940.

Depois de consagrado sacerdote, dedicou grande parte de sua vida à formação, especialmente em Jaraguá do Sul, onde foi mestre de noviços durante 24 anos. Tornou-se um exemplo de formador: firme, devoto e zeloso. Além disso, tinha grande devoção à Virgem Maria, o que levou o noviciado a ser batizado de Nossa Senhora de Fátima.

Durante toda a sua trajetória, era muito estimado por todos, destacando-se pela sua personalidade gentil, acolhedora e paternal com os alunos que o procuravam para orientação espiritual. Além disso, ele também era muito procurado pelo povo, que buscava conselhos espirituais em momentos de aflição.

Foto: Divulgação

Sempre ungido com o poder da intercessão, buscava prestar auxílio aos fiéis até mesmo no fim de sua vida. Muitas vezes já doente e de cama, atendia aos casos mais urgentes, pois sentia muita compaixão do povo, especialmente dos doentes, idosos e pobres.

Pessoas que conviveram com o Padre Aloísio contam que ele tinha um gosto especial por conversas a respeito de temas espirituais e falava por horas inteiras, sem se cansar. Muitos dizem que a sua vida religiosa era baseada em fazer o bem.

Caridade e amor ao próximo

Em 1974, Padre Aloísio fundou a Fraternidade Mariana do Coração de Jesus, em Jaraguá do Sul, motivado por um desejo de ver um grupo de moças unidas, vivendo o Evangelho na realidade do mundo. Desde então, deu a vida para a Fraternidade, acompanhando-a com sua presença e orientação firme e segura.

Já em 1984, partiu para o bairro Nereu Ramos, onde viveu até o final de sua vida como vigário da capela Nossa Senhora do Rosário e diretor do Centro Shalom, atendendo incansavelmente a todos que o procuravam para orientações, auxílios e bênçãos.

Sua partida serena para os braços do Pai aconteceu no dia 17 de abril de 2006. Ele foi sepultado no jardim ao lado da Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Bairro Nereu Ramos, local que hoje é ponto de orações e pedidos de graças.

Muitas pessoas testemunham já terem alcançado graças pela intercessão do Padre Aloísio. Todo dia 17 de cada mês, lembrando o dia do seu nascimento para o céu, são celebradas missas pela sua Beatificação. Neste momento, os fiéis buscam força e agradecem as graças alcançadas.

Venerável Padre Aloísio

Foto: Divulgação

A canonização é o processo feito pela Igreja para reconhecer que uma pessoa viveu a fé de modo heróico, a ponto de ser considerada santa, com culto público universal. Depois desse processo, o nome é inscrito no cânon, ou seja, na lista oficial da Igreja.

O decreto da venerabilidade foi assinado e publicado pelo Vaticano no dia 23 de fevereiro de 2023. E a leitura oficial foi lida no dia 17 de abril de 2023, na igreja Nossa Senhora do Rosário.

A declaração é um passo importante para a canonização. A abertura do processo aconteceu em 2013 pelo então bispo diocesano, Dom Irineu Roque Scherer, e agora encontra-se na expectativa de um milagre para que seja Beato.

A conclusão do processo para declarar padre Aloísio como santo ainda tem duas etapas: a primeira é a beatificação, que acontece quando um milagre for comprovado. Já para a canonização, que é a última etapa, é necessária a comprovação de um segundo milagre.

Instituto Padre Aloísio

Foto: Divulgação

O Instituto Padre Aloísio (IPA), criado em 2013, é a entidade responsável por dar suporte legal e financeiro para a causa. Ela tem obtido o reconhecimento municipal e estadual, como entidade filantrópica, sem fins lucrativos.

O Instituto tem como objetivo alavancar a Causa de Beatificação promovendo ações religiosas e culturais, acolhendo o povo de Nereu Ramos e região.

Produtora Escritório de Cinema

Foto: Divulgação

Escritório de Cinema é uma produtora cinematográfica pioneira na cidade de Jaraguá do Sul. Com foco em conteúdo documental de curta e longa metragem, também se envolvendo em projetos culturais com cunho educativo.

O cineasta Gilmar Moretti está dirigindo os episódios desta nova série sobre a vida do Venerável Padre Aloísio Boeing. Ele é conhecido por seu trabalho como diretor em uma variedade de filmes, como “Idades da Moda” (2014), “O Sarau” (2012), “Jaraguá Ontem e Hoje” (2000) e “Jaraguá 2010: E agora?” (2011).

O Escritório de Cinema tem no currículo filmes como “Vale Tombado” (2016), “Jaraguá 2010. E agora?” (2013), “Padre Aloísio – A Santidade Cotidiana” (2016), dentre outros, oferecendo uma visão única da cultura e da sociedade da região. Além disso, ele também se envolve em projetos educacionais, oferecendo oficinas e materiais didáticos relacionados ao cinema.

Atualmente, Moretti produz também, dentre outros projetos em andamento, a websérie “Jaraguá 2026”, que visa documentar a cidade antes de seu aniversário de 150 anos.

Foto: Divulgação