Síndrome do intestino irritável afeta pessoas de todas as idades

Por: Elissandro Sutil

12/02/2020 - 10:02 - Atualizada em: 12/02/2020 - 14:39

Uma dor com maior ou menor intensidade na região abdominal e que acomete pessoas de todas as idades. Assim é a Síndrome do Intestino Irritável, cujas causas não são completamente claras, o que faz dela uma doença funcional, segundo a gastroenterologista Bruna Ximenes Canfield.

“Trata-se de um conjunto de sintomas que consiste em dor e distensão abdominal (estufamento), constipação (intestino preso) e diarreia. Alguns alternam entre períodos de dor associada à diarreia e constipação, outros predominam com apenas diarreia ou somente constipação”, diz a especialista.

Ela explica que a doença se caracteriza por ausência de anormalidades em todos os exames complementares, laboratoriais e de imagem. “Isso dificulta o diagnóstico preciso, o que demanda, consequentemente, uma análise bem acurada”, frisa.

Foto pixabay.com

Segundo a médica, a síndrome é tida como um distúrbio multifatorial com alterações neurológicas intestinais (hipersensibilidade intestinal). “Os sintomas podem ser precedidos de alterações psicossomáticas, principalmente o estresse.”

Apesar da imprevisibilidade da doença, de acordo com a especialista, o paciente pode obter alívio total dos sintomas quando submetido a tratamento adequado. “Porém, a síndrome pode reaparecer inúmeras vezes, mesmo após melhora clínica”, reforça.

Foto: Matheus Wittkowski

Avaliação contínua

Dra. Bruna lembra que os sintomas podem permanecer presentes por meses, o que interfere diretamente na qualidade de vida das pessoas. Entretanto, as queixas relatadas são semelhantes aos traços de outras afecções do trato gastrointestinal.

Foto: Matheus Wittkowski

Quando diagnosticada, conforme a médica, o tratamento engloba medidas de saúde como dieta rica em fibras, aumento de ingestão de líquidos, atividade física. Ainda, o uso de probióticos e medicamentos específicos para auxílio na modulação intestinal.

“A medicação vai depender da característica individual de cada paciente. No entanto, dependendo da situação, pode-se requerer até mesmo o uso de antidepressivos”, destaca.

Onde atende

A Dra. Bruna Luiza Zonta Ximenes Canfield (CRM 16899 e RQE 13793) é formada em gastroenterologista e clínica geral. Ela atende na ClíniCanfield, que fica na Policlínica, à rua Barão do Rio Branco, 209, no centro de Jaraguá do Sul. Contato: (47) 3307-4031 | 9 9248-4264. Acompanhe a clínica no site www.clinicanfield.com, no Facebook e Instagram.