Dr. Hugo Oliveira: sentimento de incapacidade de não ser querido ou amado?

Foto: Arquivo Pessoal

Por: Maria Luiza Venturelli

15/04/2024 - 10:04 - Atualizada em: 15/04/2024 - 10:33

Texto por: Dr. Hugo Oliveira

Todos os ambientes em que nós vivemos e tivemos as nossas vivências têm um impacto em nós, principalmente dentro de uma base e estrutura familiar, da figura paterna ou materna, tão intensa e vibrante dentro de nós.

Pensamentos como “eu não sou o orgulho da família?”, “quem sou eu dentro da família?, “não sou lembrado”, podem ser muito prejudiciais para a sua jornada da vida.

Quando ficamos comparando a sua vida com a dos outros, colocando essas medidas de forma negativa, com irmãos, primos, somos atingidos por um sentimento muito pesado, negativo.

Amor é um dos principais pilares de sustentabilidade do ser humano, se fossemos “uma árvore”, com as raízes profundas, não temeríamos os ventos… Quem cai muitas vezes é quem está superficial.

Nós humanos caímos, quando não nutrimos estas raízes na família. O sentimento de pertencimento e intimidade, merecedor de receber amor, é o que nutre essas raízes, em todas as fases das nossas vidas.

A leitura correta é fundamental para ser compreensível com os outros, um gosta mais de um ou do outro… O peso do sentimento de injustiça machuca muito, buscamos ser aceitos. Isso afeta muito a capacidade de construir relacionamentos e uma carreira sólida, atrapalhando muito a nossa vida, sendo vulnerável em ambientes exploradores por desejar ser amado.

Vamos aprender a controlar nossas emoções para construir uma fortaleza emocional, para aprender a lidar e superar as adversidades da vida real, para não ser uma pessoa com tantas dores, e sim tornar-se um vencedor, transformando sua vida, família e carreira.

A falta de amor constrói a baixa autoestima, um sentimento de não pertencimento, e dúvida sobre o seu próprio valor, se identificando como um problema, piada, chacota, e você não se sente especial.

Uma autoimagem negativa, se comportando desta forma, desinteresse, se reproduzindo nas relações com insegurança ao buscar aprovação, com uma fragilidade onde sempre se sinta ameaçado em seu lugar.

Uma pancada, um tombo, pode ser o despertar de consciência, como foi o meu caso em uma fase da minha vida, vivendo uma crise de identidade, sendo visto de fora para dentro, sem me reconhecer em quem eu sou…levando a sufoco e sofrimento.

Comecei a fazer tudo de forma “boazinha” e com boas intenções, achando que estava agradando, entrando em situações ruins e prejudicando seriamente a mim em diversas áreas da minha vida.

Entenda a dinâmica do mundo e a sua para saber como atuar de forma estratégica.

A pessoa interessante é você, você pode ter luz própria sem ter a dependência de um aprisionamento emocional. Acolha a sua história, aproxime-se de você, saia da rivalidade e favoritismo, a vida é de quem se realiza…

Não podemos ficar lutando por amor e carinho, temos que sair desta ferida, esta luta é exaustiva e interminável, precisamos elaborar o perdão.

Eu já estive no lugar que você se encontra hoje, eu posso te ajudar.

Dr. Hugo Oliveira

O médico oncologista pediátrico Hugo Martins de Oliveira tem uma história inspiradora: quando menino teve linfoma, foi curado e hoje é médico e cuida de crianças com câncer. Ele fez residência em oncologia pediátrica 15 anos depois no mesmo hospital onde se tratou na infância: o Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, no Paraná.

Hugo sempre sonhou em ser jogador de futebol, mas aos 14 anos descobriu a doença juntamente com um diagnóstico errado em que o médico disse que lhe restavam apenas três meses de vida. Parecia o fim, mas era apenas o seu começo. Durante o tratamento, Hugo decidiu que ia ser médico.

Instituto Oliveira

O Instituto Oliveira é uma organização sem fins lucrativos sediada na cidade de Joinville. O objetivo do lugar é proporcionar qualidade de vida às pessoas com câncer infantojuvenil. As ações desenvolvidas pelo instituto proporcionam o acolhimento e atendimento global a todos os membros da família do paciente portador da doença.

O instituto enfatiza o foco de desenvolvimento da saúde familiar de maneira integral, auxiliando em todos os processos relativos ao adoecimento, gerenciando os impactos psicossociais que afetam diretamente o psicológico da pessoa com câncer e de seus familiares. O trabalho do local é baseado em princípios e valores cristãos, seguindo sempre o modelo e exemplo de Jesus Cristo.