O Vasco se afastou da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro com a vitória sobre o São Paulo por 2 a 0, no último domingo (25).
Porém, o clube carioca pode perder os pontos conquistados no estádio São Januário, por conta de uma nova regra da CBF de combate à homofobia.
O árbitro Anderson Daronco relatou na súmula os cânticos da torcida do Vasco, que chamava o São Paulo de “time de veado”.
Durante o jogo, inclusive, o juiz paralisou a partida e alertou o técnico cruzmaltino, Vanderlei Luxemburgo, e os capitães das equipes sobre o fato. Logo depois, o treinador e jogadores vascaínos pediram que os torcedores parassem com a provocação.
O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) já havia informado que a partir desta rodada do Brasileirão, os clubes podem perder até três pontos por atitudes homofóbicas nos estádios.
“Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”, explica o artigo 243-G do Código Disciplinar.
Daronco ainda relatou o arremesso de um copo no gramado, logo após o primeiro gol do Vasco.
Confira a súmula do árbitro Anderson Daronco:
“Relato que aos 17 minutos do segundo tempo houve um canto vindo da arquibancada da torcida do Vasco em que dizia: “time de veado”. Aos 19 minutos do segundo tempo, a partida foi paralisada para informar ao delegado do jogo e aos capitães de ambas as equipes a necessidade de não acontecer novamente e para informar no sistema de som do estádio o pedido para que os torcedores não gritassem mais palavras homofóbicas. Foi arremessado no gramado fora do campo de jogo um copo plástico contendo liquido dentro na direção do banco de reservas da equipe do São Paulo após a marcação do primeiro gol da equipe do Vasco da Gama. Relato que o copo foi atirado da arquibancada com torcedores do Vasco da Gama localizada atrás do banco de reservas da equipe visitante. Informo também que após o término da partida, quando as duas equipes se dirigiam para os vestiários, houve um tumulto embaixo do túnel inflável, que não foi possível identificar os envolvidos devido a distância da arbitragem até o túnel, e pela grande presença de jogadores titulares e suplentes, membros de comissão técnica, diretores das equipes, seguranças e membros de imprensa trabalhando na partida”
- Filipe Luís revela propostas recusadas para jogar no Flamengo
- Filipe Luís fica de fora de convocação da seleção brasileira para amistosos
- Time feminino do Corinthians alcança feito histórico e pode entrar para o Guinness Book
- Tragédia da Chape: Famílias das vítimas pedem ajuda para presidente Bolsonaro
- Vídeo: Ex-campeão do UFC agride idoso em bar
- Após deixar a prisão, goleiro Bruno é contratado por clube mineiro
- Pivô do Corinthians Futsal é assassinado no Rio Grande do Sul
- Com investimento em nova Arena, Luciano Hang deseja colocar Brusque na Série A
- Vídeo: Filipe Luís é interrompido por “gemidão do zap” durante apresentação no Flamengo
- Com investimento de R$ 4,2 milhões, Filipe Luís sonha em revelar grandes talentos em centro esportivo
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram
Facebook Messenger