Programa de Música Popular é a novidade do Femusc para valorizar as canções brasileiras

O Programa de Música Popular busca despertar nos estudantes o interesse pela música brasileira | Foto Tiago Batista

Por: Elissandro Sutil

22/01/2020 - 14:01 - Atualizada em: 22/01/2020 - 14:30

A noite desta terça-feira (21), foi de muitos aplausos e elogios para os músicos que se apresentaram no Festival de Música de Santa Catarina (Femusc).

A grande novidade desta edição, o programa Música Popular, tem sido um dos destaques durante as noites de espetáculos na Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul (Scar).

 

 

A noite começou com a série Piano Masters, que acontece no pequeno teatro, onde crianças, adultos e idosos chegavam a todo momento para assistir as quatro apresentações que seriam realizadas.

Entre os espectadores, estava a estudante de piano, Elaine Alves Loureiro, de 19 anos, que veio de Belém (Pará), para participar pela primeira vez do Femusc. “Está sendo uma experiência sem igual e me sinto muito grata por participar desse intercâmbio musical incrível”, relata.

Elaine Alves Loreiro vai se apresentar na próxima quinta-feira (30) | Foto Dielin da Silva / OCP News

Elaine se apresenta na quinta-feira (30) e além de ser a primeira vez no festival, também é a primeira vez que a paraense vai tocar fora da região norte.

“Estou com o coração a mil. Tocar para as pessoas daqui vai ser maravilhoso, porque quando cheguei, foi um choque cultural, mas todo mundo é muito educado”, comenta a estudante.

Na mesma noite, a sala de violão e MPB, recebeu as apresentações do programa Música Popular. O público lotou o espaço antes mesmo de os músicos subirem ao palco. Foram tocadas obras de João Bosco, Sérgio Assad, Chico Buarque e até da cantora Céu.

Debora fez parte do último grupo a se apresentar na sala de violão e MPB na terça-feira (21) | Foto Dielin da Silva / OCP News

Débora Dienstmann, estava entre os que se apresentaram na sala. A gaúcha cantou a música “Todo Sentimento”, de Chico Buarque, com mais cinco instrumentistas.

Segundo ela, é maravilhoso ver a semente da música brasileira que está sendo plantada em Jaraguá do Sul.

“É só o primeiro ano da MPB no Femusc, só uma prova, um ensaio, digamos assim, do que vai acontecer nos próximos anos. Espero estar aqui todo ano e que esse projeto cresça muito”, acrescenta a cantora.

 

 

O diretor artístico do festival, Alex Klein, deseja que, com o Programa de Música Popular, os jovens músicos populares busquem a perfeição tanto quanto os eruditos a buscam em Beethoven e, que assim, contribuam para a renovação qualitativa na música popular brasileira.

“Em conversa com profissionais estabelecidos na MPB, visamos apoiar o desenvolvimento de novos talentos capazes de dar continuidade às contribuições de compositores brasileiros que criaram um estilo musical elogiado no mundo todo”, argumenta o Klein.

A noite foi finalizada no Grande Teatro, onde acontecem as apresentações da série de Grandes Concertos. O público prestava tanta atenção, que parecia hipnotizado.

O quinteto de cordas agradeceu os aplausos do público por duas vezes | Foto Tiago Batista

Foi tanto sentimento em notas musicais, que o fim não poderia ser diferente: o quinteto de cordas foi aplaudido de pé durante vários minutos pelos espectadores.

A organização do Femusc frisa que pelo menos duas apresentações acontecem no mesmo horário todas as noites e que para assistir cada uma é necessário um ingresso.

A recomendação é que o público faça a retirada gratuita dos ingressos na bilheteria da Scar com pelo menos dois dias de antecedência.

Também é possível adquirir entradas pagas no site www.ticketcenter.com.br.

Programação do Femusc para esta quinta-feira (23):

  • 11h – Série Hospital no Hospital São José
  • 12h – Série Shopping Center no Jaraguá do Sul Shopping
  • 12h – Série Femusc Itinerante no Angeloni
  • 18h – Série Violão Plus na sala de Violão & MPB da Scar
  • 18h – Série Piano Masters no Pequeno Teatro da Scar
  • 19h15 – Série Momento Springmann no Pequeno Teatro da Scar
  • 19h15 – Série de Canto Lírico na sala de Canto Lírico da Scar
  • 19h15 – Série Shows de Música Popular na Sala de Violão & MPB da Scar
  • 20h30 – Série Grandes Concertos no Grande Teatro da Scar
  • 20h30 – Série Recitais de Câmara no Pequeno Teatro da Scar
  • 22h – Série Happy Hour no Café Scar

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Facebook Messenger