Femusc 2020: saiba tudo sobre os preparativos do maior festival-escola de música da América Latina

Em 2019, Femusc reuniu 300 instrumentistas de 20 países diferentes | Foto Divulgação/Chan

Por: Elissandro Sutil

08/01/2020 - 05:01

O Femusc já começou. A 15ª edição do maior festival-escola de música da América Latina abre as portas para a arte, cultura e emoção no dia 19 de janeiro, mas os preparativos já começaram.

No momento, a equipe do Femusc está preparando o material de comunicação, como adesivos, que vão ser aplicados na Scar a partir da semana que vem, “vestindo” o local para receber o evento.

O grupo de trabalho, que envolve cerca de 20 pessoas no momento, principalmente prestadores de serviço, também organiza os ajustes operacionais e de logística.

O diretor executivo do Femusc Fenísio Pires Junior conta que o momento é de ensaio da equipe para o funcionamento do festival, como organização da entrada e saída de alunos, público e professores durante o festival, além da preparação para receber os participantes.

Por exemplo, é preciso preparar os alojamentos e também organizar o transporte dos 80 professores, que serão recebidos no aeroporto e levados aos hotéis.

Os principais ajustes para que tudo corra bem durante o evento se concentram nos preparativos de segurança, limpeza e organização, resume o diretor.

Femusc 2020: primeiros alunos de 6 países diferentes começam a chegar

Neste domingo (12), o primeiro grupo de alunos já chega a Jaraguá do Sul. São 60 alunos e professores dos programas de Ópera, Quartetos e Projeto Serioso. De idades diversas, o grupo se divide em seis nacionalidades latino americanas: brasileira, chilena, colombiana, mexicana, paraguaia e venezuelana.

O diretor executivo Fenísio Pires Junior explica que o grupo faz parte dos programas que precisam de mais tempo de ensaio.

O Serioso, por exemplo, são alunos avançados que tocam as obras especiais do Femusc, que são mais complexas e difíceis. Como festival-escola, a rotina durante o Femusc é de aulas pela manhã, ensaios à tarde e apresentações à noite.

Foto Divulgação/Chan

Agora, nesta semana anterior ao festival, conta Fenísio, os alunos desses programas terão um intensivo apenas de ensaios, com os professores.

Com a chegada dos primeiros participantes, Jaraguá do Sul já vai começar a sentir a movimentação do Femusc pela cidade.

Ao todo, serão 450 alunos de 21 países que, ao lado de renomados professores, apresentam ao público mais de 150 concertos distribuídos ao longo de duas semanas de programação.

Entradas já estão sendo vendidas, saiba como garantir a sua

Para acompanhar a programação do 15º Femusc, entre os dias 19 de janeiro e 1º de fevereiro, o público terá duas opções para garantir seus ingressos.

Parte das entradas já estão sendo vendidas e podem ser adquiridas de forma antecipada pela internet. Os valores variam de R$ 30 a R$ 50.

Foto Divulgação/Eder Silva

Mas a distribuição dos ingressos gratuitos continua. O diretor-executivo do Femusc Fenísio Pires explica que a intenção das vendas de parte das entradas é aumentar a capacidade de comparecimento ao evento.

Como os ingressos de graça são distribuídos 48 horas antes do espetáculo para retirada na bilheteria, pessoas de outras cidades precisam vir dois dias antes até Jaraguá do Sul para retirar as entradas, e depois novamente no dia do evento. Com a venda, pessoas de cidades mais distantes poderão prestigiar o Femusc.

Além disso, o coordenador de comunicação da Scar Caio Mandolesi reforça também que a venda de parte das entradas – que também é aberta ao público jaraguaense – garante o lugar marcado no teatro e também ajuda na arrecadação de recursos para o festival.

Quem quiser já pode garantir seus ingressos neste site. A agenda completa está disponível no site do evento.

O Femusc

O Femusc acontece, anualmente, na cidade de Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, e, em 2020, chega à 15ª edição. O evento acontece entre 19 de janeiro e 1 de fevereiro.

Considerado o maior festival-escola da América Latina, o evento reúne alunos de todo o mundo que, em aulas e concertos, podem dividir o palco com alguns dos professores mais virtuoses da atualidade.

Saiba mais seguindo o Femusc no Facebook e no Instagram.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Facebook Messenger