“Atenção, câmera, Professor!”

Por: Zeca Jr.

17/04/2020 - 00:04 - Atualizada em: 17/04/2020 - 00:51

Estamos passando por tempos sombrios, enclausurados em nossas casas tudo por conta dessa pandemia que assola o mundo inteiro. Para alguns, tempo de enaltecer o ócio, buscando alternativas para ocupar suas mentes, para outros, é tempo de se reinventar, de buscar alternativas e fazer as coisas acontecer.

Resolvi escrever a crônica de hoje, e endereça-lo aos meus colegas de profissão – os Professores. Não que as outras profissões não tenham sua devida importância, mas o recadinho é para nós!

A ideia surgiu depois de ouvir um áudio de uma criança, me disseram ser de uma Escola Municipal aqui de Jaraguá, com toda a simplicidade e pureza tão latentes pela pouca idade, enaltecendo o trabalho do Professor, falando que a mãe não está conseguindo orientá-la e que a mãe não tem as “manias” (acredito que ela quis dizer manhas) de um Professor, que a mãe trabalha num restaurante e só tem “manias” de cozinhar.

Vejam o quão importante é o nosso papel, somos os formadores de todas as outras profissões e muitas vezes não recebemos o devido valor apesar da responsabilidade que carregamos diariamente nos nossos ombros.

Certa vez, numa sala de Professores, após uns perrengues que havíamos passado uma colega falou pra mim: “Ah, como eu queria trabalhar na produção de uma empresa”.

Perguntei qual o motivo pra ela estava falando isso e ela respondeu: “Muitas pessoas pensam que nosso trabalho resume-se em estar em sala de aula, mas não sabem que a maior parte do nosso trabalho, realizamos em casa, quando deveríamos ter nossos momentos de lazer e descanso”.

E é verdade, planejamentos, correções de trabalhos e provas, preparar o material para ministrar as aulas, tudo isso fazemos em casa e com essa história toda do COVID 19, tivemos mais uma vez que nos reinventar, ou seja, trazer o ambiente da sala de aula para dentro de nossas casas.

Agora todo o trabalho que já tínhamos, fica acrescido em mais uma atividade que é invadir o universo cibernético para podermos repassar os nossos conhecimentos aos nossos alunos, ou seja, além de Professores, nos tornamos apresentadores, blogueiros, produtores, diretores e videomakers, tudo para suprir a demanda a que fomos incumbidos.

Graças a Deus, trabalho em uma Instituição de Ensino, onde temos todo o suporte necessário da equipe de TI para sanar nossas dúvidas e que nos dá o devido suporte para a colocar as transmissões ao vivo de nossas aulas no ar.

Fico pensando naqueles Professores que não tem esse respaldo, como é que conseguem se virar? A maioria dos Professores que conheço e que pertencem a minha geração, ou aqueles que estão a mais tempo na estrada, possuem ainda dificuldades quando o assunto gira em torno das tecnologias educacionais e o desafio para superá-las não é fácil.

Apesar de tudo isso, estamos nos capacitando e nos reciclando diariamente para conseguirmos dar conta do recado e posso dizer que estamos dando conta, pois quem quer, faz acontecer.

Posso afirmar que o áudio da criança endereçado a sua Professora, e foi um afago na minha alma.

Espero que o dia que tudo isso passar, quando estivermos novamente em sala de aula, a sociedade de uma maneira geral, aprenda a dar mais valor aos seus Professores.

Como falei anteriormente, não que as outras Profissões não tenham a sua devida importância e o seu valor, mas lembrem-se que sem o Professor, não existiriam as demais Profissões.

Todos Mascarados

A utilização das máscaras passou a ser obrigatória em Jaraguá do Sul (foto PMJS)

Na segunda-feira que passou (13), o prefeito da nossa cidade, Antídio Lunelli, assinou um decreto tornando obrigatório o uso de máscaras em Jaraguá do Sul, por conta do coronavírus. As determinações passaram a vigorar desde a data de ontem, ou seja, dia 16.

Em justificativa, a prefeitura, informa que a utilização de máscaras é obrigatória tanto para a população em geral, mas também para as pessoas que atuam nos setores já liberados para o trabalho. O objetivo do decreto é o de evitar a exposição dos munícipes ao COVID 19.

Vale ressaltar que os estabelecimentos comerciais que são considerados essenciais, bem como, os com permissão para o funcionamento só deverão permitir o acesso de pessoas que estiverem utilizando máscara.

Fica o toque.

Fica a dica:

Vamos usar corretamente as máscaras.

Use a máscara corretamente, cobrindo nariz e boca, pois de nada adianta você estar com ela, se você não a utiliza de maneira séria e responsável.

Nessa semana observei várias pessoas e suas máscaras, tinha gente com ela pendurada em uma orelha, tinha gente com ela no queixo e tinha gente com ela na testa. Galera, desse jeito não funciona. É o mesmo que você estar andando de moto com o capacete pendurado no braço.

Vamos nos ligar, a coisa é séria e a máscara não serve só para enfeite.

Jaraguá Solidária

(foto PMJS)

A Campanha Jaraguá Solidária já está recebendo doações de alimentos, sendo o Parque de Eventos o local para se fazer as doações. Quem estiver a fim de participar dessa “corrente do bem” doando produtos que compõem a cesta básica pode se dirigir ao local das 8h às 17h, inclusive no horário de almoço.

Os alimentos arrecadados serão encaminhados às entidades assistenciais do município, que ficarão responsáveis pela entrega às famílias que precisam.

Vamos embora que a litorina não espera.
Até semana que vem!