“Antes Fofão, agora Momo…Oh, céus!”

Por: Zeca Jr.

22/03/2019 - 11:03 - Atualizada em: 22/03/2019 - 11:18

Gente do céu e da terra, estava aqui pensando e tentando assimilar tanta coisa ruim acontecendo ao mesmo tempo e busquei nas minhas mais remotas lembranças, o que mais me causava medo e indignação quando era criança.

Sou do tempo em que não existia internet, cartas eram enviadas pelo correio, mensagens eram telegramas e por aí vai…Nas minhas mais sombrias recordações vem a figura da Cuca, utilizada como cantiga de ninar: “Nana nenê, que a Cuca vem pegar” Jesus! imaginem cantar isso pra uma criança? ficava tentando imaginar quem seria essa terrível Cuca que cruelmente vinha pegar suas vítimas, enquanto o papai estava na roça e a mamãe tinha ido trabalhar! Difícil processar essa ideia ainda mais que não tínhamos televisão em casa. Fui relacionar a Cuca ao personagem criado por Monteiro Lobato, lá pelos 6, 7 anos ao assistir O Sítio do Pica-pau Amarelo.

Já na adolescência o espírito (sem trocadilhos) da coisa era aventurar-se por jogos proibidos, entre eles, o Jogo do Copo uma versão abrasileirada do conhecido Tabuleiro Ouija, que teria como finalidade, a comunicação com o mundo dos mortos. Duvido que alguém da nossa geração não tenha se aventurado ou quem sabe ouviu histórias terríveis de quem se aventurou a jogar…

Ainda na adolescência, as famosas lendas urbanas como a do Boneco do Fofão que vinha com uma faca escondida dentro do seu corpo e que ele hipnotizava para matar seus pais e coleguinhas com a faca retirada de suas entranhas.

Na mesmas linha tinha a boneca da Xuxa, cuja lenda dizia que, na calada da noite, a boneca arranhava crianças até a morte. Ainda falando na Xuxa, uma das lendas mais conhecidas, é que a Rainha dos Baixinhos havia feito pacto com o diabo para ganhar fama e dinheiro. E as provas que esse pacto era verdadeiro seriam revelados através das músicas, que tocadas ao contrário, dava-se para ouvir as frases deste pacto com o capiroto. Detalhe: Todas essas e outras lendas urbanas, a sua veracidade nunca foram confirmadas.

Nos dias atuais temos algo muito mais perigoso circulando por aí, que são disseminados rapidamente pelas redes sociais como foi o caso da Baleia Azul, um jogo que consiste em 50 desafios, distribuídos diariamente em grupos fechados através das redes sociais. No início,  as tarefas são simples, mas aos poucos, elas vão ficando mais perigosas, como por exemplo, tatuar com uma faca uma baleia no braço, sendo que a última tarefa incentiva ao suicídio.

E recentemente da boneca Momo, que nada mais é que uma escultura de silicone que fora criada em 2016, pelo artista Keisuke Aiso, sendo exibida em uma galeria de Tóquio, dentro da série batizada ‘Aversão’. No ano que passou, os internautas começaram a compartilhar números de celular dizendo que Momo passaria a enviar mensagens macabras, incluindo desafios que poderiam ser fatais, gerando preocupação no mundo todo.

Para a preocupação dos pais e Professores, o desafio da Momo teria voltado a cena este ano, através de vídeos infantis onde a boneca ensinaria as crianças a se suicidarem. Mas a veracidade do fato ainda não teria sido confirmada pela plataforma que nega que esse conteúdo teria sido publicado.

Mas é bom ficarmos de olho pois no que nossas crianças estão vendo, com quem estão falando, para evitar maiores problemas. Como se fala por aí, a internet é um território sem lei e cabe aos pais e a nós educadores, alertar para que nossas crianças não venham ser atingidas por qualquer monstruosidade advindas dela.

É, do jeito que as coisas estão, a Cuca, o Fofão os discos da Xuxa ao contrário, tudo isso parece ter saído das mais belas histórias infantis. O mais importante é que saímos vivos de tudo isso…

No Pirata

V8 Classic Rock é a atração dessa sexta no Pirata

Povo querido final de semana chegando e a embarcação do rock levantando âncoras para seguir mais uma viagem embalado por muito rock e cerveja sempre gelada.

Nesta sexta-feira (22), o agito ficará por conta da banda V8 Classic Rock, que traz no seu repertório sucessos de Elvis Presley, Johnny Cash, Chuck Berry, Jerry Lee Lewis, Creedence Clearwater e muito mais.

No sábado (23), rola um super som acústico com Elton Faneco, com o melhor do rock/pop rock pra galera.

Pra quem ainda  não sabe no Pirata a censura é 16 anos, menores de 16 anos, apenas acompanhados com os pais sendo obrigatório apresentação de documento com foto.

Rooster

Sexta-feira tem o som de Marcos Rigol no Rooster.

O bar mais galo da cidade preparando com todo o carinho do mundo mais um final de semana daqueles, com as delícias do seu cardápio, deixando a cerveja bem gelada para receber a galera com aquele bom atendimento que é um dos diferenciais da casa.

Para completar, ainda tem música ao vivo, na sexta-feira (22) com o músico Marcos Rigol que apresenta o que há de melhor no universo do Rock e no sábado (23), é a vez de Sebastian com aquele som acústico.

Pro povo que não sabe, o Rooster fica coladinho na cabeceira da ponte da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Cavalera

A coleção outono/inverno da Cavalera já pode ser apreciada nas vitrines da loja, no Jaraguá do Sul Park Shopping

A loja da Cavalera no Jaraguá do Sul Park Shopping já está recebendo a coleção outono/inverno 2019. A coleção está belíssima, proporcionando um resgate a essência da marca criada em 1995. Modelitos da nova coleção já podem ser vistos nas vitrines e circulando por aí nos eventos mais badalados da city.

Bom, sou suspeito em falar, pois uma das grifes com que mais me identifico é a Cavalera. Vale dar uma chegadinha para ver de perto as peças da nova coleção.

Pomerode

Pomerode se enche de magia com a realização da 11ª Osterfest. (foto divulgação)

Semana que passou tive a grata satisfação de dar um giro por Pomerode e ver quão linda está a cidade toda enfeitada para receber a Páscoa. Os enfeites estão espalhados pela cidade toda desde os trevos até os pontos de ônibus.

Mas o capítulo a parte fica destinado ao Centro Cultural que recebe a 11ª edição da Osterfest dentro das mais genuínas tradições pascais dos imigrantes alemães.

A Osterfest acontece entre os dias 21 de março a 21 de abril de 2019.

Vale dar uma chegadinha até lá.

E 20 anos depois…

Minha turma de Serviço Social da FURB no encontro de 20 anos da nossa formatura

No próximo dia 27 de março, completo 20 anos de formado. E foi num clima de muita alegria que a turma de Serviço Social 1998.2 encontrou-se no final de semana que passou em Blumenau, no Restaurante Guttes Essen para comemorar esta data tão significativa.

Muitas histórias, lembranças e aquele carinho que nos acompanhou durante o tempo de FURB e que com certeza, iremos levar para o resto de nossas vidas.

É sempre muito bom estar com vocês, pessoal. Que venham os próximos encontros.

Mega Revival

Está chegando a hora do Mega Revival Notre & Marrakech.

Está chegando a hora de um dos agitos que já faz parte da agenda do povo jaraguaense, que é o Mega Revival da Notre e Marrakech, que este ano acontece no dia 06 de abril, no salão nobre do Clube Atlético Baependi.

No comando das pick’ups os DJ’s Marcelo Luís e Macarrão, para agitar e fazer lembrar de um tempo que não volta mais.

Ingressos antecipados no Boticário.

As reservas de mesas, bem como maiores informações você pode obter através do whatsapp 996081479.

A realização do evento é por conta da PEOPLE ARTE e é uma promoção da Supernova FM.

 

Vamos embora, porque a litorina não espera.
Até semana que vem!