“Alô, você poderia me ajudar?”

Por: Zeca Jr.

20/08/2020 - 23:08 - Atualizada em: 20/08/2020 - 23:09

Com todas as alternativas ofertadas pela tecnologia, ainda nos deparamos com algumas barreiras como a falta de acesso, por problemas técnicos, de conhecimento de saber como funciona, mas acredito que a principal barreira ainda é a humana.

Isso se diz a falta de respeito, de interesse e até mesmo de empatia, que resume-se exclusivamente em colocar-se no lugar do outro e tentar ao menos entender a situação.

Em tempos de pandemia, muitos dos serviços foram transferidos exclusivamente para as bases digitais, então qualquer serviço solicitado, além da paciência, exige uma série de outros procedimentos para que se cumpram os protocolos solicitados.

Para que vocês entendam melhor o que eu estou querendo falar, vai aí uma historinha: Já faz algum tempo que estou enfrentando uma barreira junto ao INSS para atualizar os dados do meu pai junto ao site da autarquia.

A primeira barreira consiste na questão de acesso, cadastrei CPF e senha e ao tentar adentrar ao ambiente virtual surge uma mensagem que existe uma divergência entre o número do CPF e a data de nascimento dele. Até aí tudo bem, liguei para o telefone 135, fiquei aguardando 12 minutos e 36 segundos (sei disso pois de tempos em tempos durante a ligação surgia uma gravação: “O tempo estimado para o seu atendimento é de d o z e m i n u t o s e t r i n t a e s e i s s e g u n d o s” assim pausadamente…) para ser atendido, quando fui atendido, informei todos os dados solicitados e a atendente disse que teria que aguardar até 30 dias para a atualização. Até aí tudo bem.

Na semana que passou, recebi um e-mail que a minha solicitação teria se transformado em exigência e para cumprir com ela, eu deveria anexar através do site Meu INSS os documentos solicitados.

Ãhn??? Mas como assim, anexar os documentos se justamente estou fazendo essa atualização para conseguir ter acesso ao site? Liguei novamente para o 135, ouvi todas aquelas gravações novamente, sendo que esse simples fato já tiram o sujeito do sério, até que finalmente (depois de um tempo de espera) consigo falar com o atendente.

O atendente até que foi gentil, a conversa estava indo bem até ele perguntar se eu possuía uma procuração pública para tratar dos negócios do meu pai. Eu disse que tinha a procuração, foi então que ele perguntou: “A procuração está registrada no INSS?” Disse a ele que não, pois como havia relatado a ele, não tenho acesso ao site.

Foi quando ele me falou: “Então o senhor precisa acessar o site para anexar a procuração.” Eu disse: moço, acredito que você não está me entendendo, tenho todos os documentos necessários em mãos, só que não consigo anexá-los por não ter acesso ao site, ele então disse que não poderia fazer nada pois para obter minhas solicitações eu teria que fazê-las junto ao site.

Jesus do céu, da terra e dos mares, será que é tão difícil assim alguém entender o que estou querendo falar? Sei que pessoas de má fé podem estar utilizando o serviço para tirar algum tipo de proveito, dar golpes e por aí vai, mas será que não existe nenhuma outra alternativa, já que todas elas se esgotaram juntamente com minha paciência?

É minha gente, a tecnologia é muito boa, mas por vezes ela atrapalha, principalmente quando aliada a muita burocracia e porque não dizer falta de vontade em querer ajudar. É aí que entra o colocar-se no lugar do outro.

Falo isso pois me considero uma pessoa esclarecida, que apesar das dificuldades possui um entendimento das coisas e que apesar dessas barreiras estou buscando outras alternativas para conseguir o maldito acesso para anexar os documentos solicitados.

Imagino o que não deve acontecer com pessoas mais humildes, que não possuem o conhecimento tão desenvolvido e que necessitam utilizar dessas ferramentas para conseguir fazer suas solicitações. Acredito que já teriam desistido na primeira ligação.

Resenha

Os jogadores Edilson, Vampeta e Amaral participam do stand up comedy, A Melhor Resenha do Mundo.

Os ex-jogadores Edilson, Vampeta e Amaral, sempre com atuações marcantes e irreverentes pelos times que passaram como atletas, apresentam no próximo dia 12 de setembro (sábado), a partir das 19 horas, o Stand Up “A Melhor Resenha do Mundo”.

No repertório do stand up, histórias de bastidores da época que atuavam em seus clubes e também pela Seleção Brasileira, com certeza, bons lances não faltarão.

A transmissão será feita via YouTube (JuveTV) e no Facebook oficial do clube. Fiquem ligados!

2º Fórum de Inteligência e Compras Estratégicas

De 15 a 19 de setembro acontece o 2º Fórum de Inteligência e Compras Estratégicas

O ConectaSul nasceu da ideia de evoluir a gestão estratégica da área de compras, através de um ecossistema de empresas que acreditam na importância de um construtivo compartilhamento de vivências e experiências.

Com o propósito de promover uma revolução na forma como empresas compram e evoluir as negociações a um novo patamar de estratégia, realizou no dia do Comprador no ano de 2019 aqui em Jaraguá, o 1º Fórum de Inteligência e Compras Estratégicas.

Nesse ano, o fórum acontecerá entre os dias 15 e 19 de setembro, sendo 5 dias de palestras e conteúdos imperdíveis sobre o que há de mais importante e essencial para o profissional de Compras e Procurement com os profissionais que fazem a diferença por onde passam.

O fórum acontecerá num formato 100% virtual.

As inscrições gratuitas podem ser feitas clicando aqui.

Fica o convite.

Lembrem-se: Figurinha repetida não completa álbum, vamos embora que a litorina não espera.
Até semana que vem!