“Vem aí 2021! Dicas para se planejar financeiramente e começar o ano com o pé direito”

Por: Warren Brasil

19/11/2020 - 10:11 - Atualizada em: 23/11/2020 - 10:04

Texto escrito por Tiago Alves, CEA, Consultor de Investimentos.

Estamos chegando na reta final de 2020 e sinto que estamos ansiosos para o próximo ano. Além da crise na área da saúde, em 2020 estamos passando também por uma grande crise financeira.

O fechamento necessário para conter a pandemia fez com que as economias globais sofressem uma crise simétrica, considerada pelo Banco Mundial como a quarta pior crise dos últimos 150 anos.

Em pouco tempo, milhões de pessoas perderam seus empregos e muitos empresários fecharam seus negócios.

Mas nem tudo está perdido! Neste artigo, trago algumas dicas fundamentais para que você consiga assumir o controle e planejar a sua vida financeira, protegendo-se de futuras crises e também ajudando a construir melhor o caminho para atingir seus objetivos no ano que vem.

A vida sem planejamento traz consequências desastrosas, como o endividamento, e fugir da tarefa de planejar-se não fará com que seus problemas desapareçam.

Pelo contrário, eles vão se multiplicando! Quando falamos em “planejamento financeiro”, muita gente se assusta.

Antes de chegarmos nas dicas, cabe desmistificar: planejamento financeiro é um conceito básico, que envolve a capacidade de organizar o seu dinheiro, antecipar situações que possam comprometer suas finanças e desenvolver estratégias para atingir metas.

1. Defina sua realidade financeira:

Um planejamento financeiro bem feito deve ser capaz de mostrar claramente a situação atual em que suas finanças se encontram.

Ele deve ser capaz de responder a perguntas como: “Estou endividado?”, “Quanto ganho e gasto?”, “Quanto preciso para construir uma reserva de emergência?”.

2. Viva de acordo com sua condição:

Muitas vezes somos influenciados por anúncios e acabamos gastando mais do que o necessário. Isso nos afasta ainda mais dos nossos objetivos no longo prazo.

Sabendo quanto você ganha, você consegue definir o quanto pode gastar, tendo maior previsibilidade sobre seu futuro financeiro.

3. Poupe para emergências:

Crie uma reserva de emergência para imprevistos, como acidentes, despesas com hospitais e demais surpresas que a vida reserva. Para a reserva, o ideal é que você poupe 20% do seu salário até acumular uma quantia equivalente à soma do seu custo de vida por 6 a 12 meses.

4. Planeje para investir:

O planejamento financeiro deve englobar na sua estrutura um plano específico de investimentos.

Nele, você deverá determinar quanto da sua renda você deseja aplicar, e quais aplicações financeiras fazem sentido com o seu perfil de risco e os sonhos, e objetivos que tem.

Lembre-se: o melhor dia para começar foi ontem. Quanto mais cedo você começar a investir,
melhor.

5. Entenda seus prazos e metas: Seus objetivos a serem alcançados através dos seus investimentos devem ter metas e estratégias bem definidas, pensadas a curto (até um ano), médio (1 a 5 anos) e longo prazo (5 anos em diante).

Levar em conta o tempo é fundamental na hora de regular suas expectativas.

6. Acompanhe de perto:

Fique de olho na sua situação financeira e monitore de tempo em tempo suas metas, aumentando ou diminuindo os valores dedicados a elas.

Um bom planejamento financeiro precisa ser um instrumento de fácil adaptação e deve ser periodicamente atualizado para que represente de forma fiel a sua situação.

7. Torne o planejamento um hábito familiar:

Uma das melhores consequências de assumir o controle da sua vida financeira é justamente o fato de que você conseguirá proteger sua família de riscos financeiros indesejados.

É importante que todas as pessoas da família estejam em sintonia com as metas e objetivos traçados. Desse modo, começar a educação financeira dos seus filhos desde cedo é um importante passo para garantir a saúde financeira a longo prazo.

O planejamento financeiro é essencial para conseguirmos trazer mais previsibilidade para as nossas metas pessoais e mais clareza para alcançarmos aqueles objetivos tão sonhados. Se planejando, você cuida não só do seu futuro, mas também daquele de quem você ama. Seguindo as dicas que dei, seu 2021 tem tudo para dar certo.

Tiago Alves, Contato: tiago.alves@warren.com.br | warren.com.br