“Será que você tem problemas na sua ATM e não sabe?”

Foto divulgação

Por: Rita Grubba

30/08/2019 - 09:08 - Atualizada em: 30/08/2019 - 09:51

A ATM é a Articulação Temporomandibular sendo a única articulação móvel do crânio, considerada umas das mais complexas do corpo humano. Para que a ATM funcione harmonicamente a oclusão dental e toda a função neuromuscular devem estar em equilíbrio.

Se a mandíbula e suas articulações estiverem em tensões desiguais por tecidos moles ou outras estruturas, poderá ocorrer um deslocamento da linha mediana da mandíbula, alterando a oclusão central, resultando em uma disfunção da ATM, cabeça e/ou pescoço.

A disfunção temporomandibular (DTM) é uma das principais causas da dor orofaciais podendo estar envolvido alteração da articulação, miofaciais e até mesmo sensoriais. Sendo maior incidência em mulheres (5×1) entre 20 e 40 anos.

Sinais externos que podem estar relacionados com a DTM:

  • Postural: assimetria facial, rotação cervical, diferença da altura dos ombros;
  • Hábitos orais (manias): roer unhas, morder lápis, fazer uso de goma de mascar frequente, mordidas de lábios e bochechas, bruxismo;
  • Estalidos: no fechamento ou na abertura da ATM, pode indicar má função do menisco;
  • Movimentos mandibulares: desvio para um lado na abertura da mandíbula;
  • Palpação dos músculos: espasmos musculares e/ou pontos de gatilho ativos (trigger points);
  • Aparelhos ortodônticos, placas oclusais e aparelho respiratório noturno.

A hipermobilidade ou hipomobilidade da ATM podem estar diretamente relacionadas com a coluna cervical provocando dor e desconforto local associados à cefáleia (dor de cabeça) ou outros sintomas como tonturas, náuseas e zumbidos sendo fatores relevantes no momento da avaliação, diagnóstico e tratamento.

A equipe multidisciplinar de médicos, dentistas, fisioterapeutas (com especialidade na área da ATM), fonoaudiólogos são de suma importância para definir qual seria o melhor tratamento, seja conservador ou cirúrgico.

O papel da fisioterapia na ATM é de definir métodos e técnicas em pré e pós-operatório, seja em cirurgias ortognáticas, corretivas, acidentes com perfuro cortantes e fraturas.

Sua função como reabilitadora além de promover a função do movimento, aliviar a dor musculoesquelética e reduzir o processo inflamatório tem como objetivo facilitar e promover uma melhor qualidade de vida.

Clínica SER

Endereço: Rua Cel. Bernardo Grubba, 62 – Centro – Jaraguá do Sul.
Contato: (47) 3371-6022.