Praticar exercícios na água é muito bom, principalmente porque quando se está submerso todos os movimentos ficam mais fáceis de serem executados. Mas você sabe a diferença entre Hidroterapia e hidroginástica? Costumamos ouvir de alguns pacientes “eu faço hidro’’, mas quando perguntamos hidroginástica ou hidroterapia, a resposta é esta, hidro. Para entender melhor, a diferença começa pelo profissional que atende.

A hidroterapia, como já diz o nome, é terapia realizada na água, orientada por um fisioterapeuta, e a hidroginástica é uma atividade física realizada na água e orientada por um educador físico. A semelhança entre elas é que ambas são realizadas em uma piscina. A hidroterapia é realizada em uma piscina terapêutica, adaptada com barras, elevador para auxiliar a entrada das pessoas na piscina, que tem dificuldade para se locomover. A temperatura da água é mais quente, em torno de 33 a 36 graus, e o uso de diversos acessórios auxilia a reabilitação física através de exercícios específicos de acordo com a necessidade de cada indivíduo após realizada uma consulta fisioterápica. Reabilita disfunções ortopédicas, traumatológicas, reumatológicas, neurológicas, respiratórias, vasculares, de equilíbrio, dentre outras.

Qualquer pessoa pode fazer a hidroterapia, idosos, gestantes, crianças, pré ou pós operados, sem a preocupação se ela chegou de cadeiras de rodas, de muletas ou caminhando. Os diferentes níveis de profundidade também é um fator que oferece muitos benefícios, onde pode-se trabalhar com até 0% do peso corporal, facilitando a realização dos exercícios devido ao empuxo (força de baixo para cima que ocorre quando se está imerso no liquido) e possibilitando descarga de peso precoce, nos casos de fraturas e pós-operatórios.

A hidroginástica também se favorece das propriedades da água, porém os objetivos são outros. Normalmente a temperatura da água é em torno de 28 graus, é uma aula em grupo onde todos realizam o mesmo exercício e normalmente ao som de músicas animadas. Aumentar a capacidade aeróbica, a resistência muscular, o condicionamento físico e socialização são alguns dos principais benefícios da hidroginástica. Como nem todas as pessoas estão aptas para fazer a hidroginástica, a prescrição medica para iniciar é imprescindível.

Ambas são atividades saudáveis, proporcionam bem-estar e são ótimas para a saúde. Porém, são muito diferentes e cada uma delas segue um objetivo específico, finalidades e procedimentos próprios. Antes de optar por qual fazer, observe o que o seu corpo realmente precisa. Muitas vezes, a hidroginástica é indicada após a alta da hidroterapia.