Durante o mês de outubro, acontece a campanha intitulada Outubro Rosa, que tem o objetivo de chamar a atenção da população para a realidade do Câncer de mama, a importância do seu diagnóstico precoce e de orientar quanto à prevenção.

Neste mês, diversas marcas, grupos e instituições realizam campanhas com o intuito de encorajar as mulheres a realizarem o autoexame e a mamografia.

Este nome se deve-a cor do laço rosa, que simboliza, mundialmente, a luta contra a doença. Não sendo este movimento propriedade legal de nenhuma empresa, entidade ou associação.

O movimento teve início nos Estados Unidos em 1991, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure, lançou e distribuiu laços cor-de-rosa, aos participantes da primeira Corrida pela Cura ( Komen Race for the Cure ), realizada em Nova Iorque.

Em 1997, entidades americanas iniciaram ações voltadas à prevenção do Câncer de mama, surgindo o nome Outubro Rosa, decorando locais públicos, promovendo corridas e desfiles de moda.

Não se tem uma informação oficial de quando surgiu a ideia de iluminar de rosa monumentos, prédios, pontes, etc. Mas no Brasil, a primeira iniciativa foi a de iluminar o Mausoléu do soldado Constitucionalista (o Obelisco do Ibiraquera) em São Paulo, em outubro de 2002.

Esta iniciativa veio de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama e contou com o apoio de uma empresa européia de cosméticos.

A popularidade do Outubro Rosas, de forma elegante e feminina, encantou e uniu diversos povos em torno dessa nobre causa. Hoje, a iluminação em rosa é uma referência visual, reconhecida em qualquer lugar do mundo.

A cada ano se vê mais adesão à causa, crescendo o número de entidades empresas participantes, com o objetivo de deixar a principal mensagem, que é a importância da prevenção, já que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

A clínica SER é parceira e apoia o Outubro Rosa.

Clínica SER

Endereço: Rua Cel. Bernardo Grubba, 62 - Centro - Jaraguá do Sul.
Contato: (47) 3371-6022.