Uma massa de ar seco e frio avança em Santa Catarina e mantém Jaraguá do Sul frio nesta terça-feira (25).

A presença de tempo firme, sol, poucas nuvens continuam nesta terça (25) e quarta-feira (26).

As temperaturas mínimas ficam em 6ºC e as máximas chegam a 22ºC.

Na quarta-feira (26), as mínimas ficam em 7ºC e máximas em 23ºC, com sensação térmica de frio.

A quinta-feira (27) esquenta gradativamente chegando a 26ºC e na sexta-feira (28) acontecem alguns temporais no fim da tarde e à noite.

Previsão para Santa Catarina

Terça (25)

Condições do tempo: a presença de uma massa de ar seco e frio promove um dia de tempo firme e ensolarado com pouquíssimas variações de nuvens.

Formação de geada e nevoeiros isolados entre a madrugada e início da manhã.

Temperatura e umidade: muito frio em todo o estado no início da manhã. Mínimas próximas ou abaixo de 0ºC com formação de geada entre a madrugada e início da manhã com destaque para áreas de baixadas e vales do Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Serra, Grande Florianópolis Serrana e Alto Vale do Itajaí.

Geada bem isolada no Litoral Sul. Nas áreas de topo, mínimas entre 1º e 4ºC do Oeste aos Planaltos e entre 5ºC e 9ºC no Litoral.

Máximas agradáveis durante à tarde variando entre 19ºC e 22ºC na maioria das cidades catarinenses. Maior amplitude térmica. Umidade baixa durante à tarde com índices que variam entre 25% e 35%.

Ventos: nordeste/sudoeste com oscilações para os quadrantes sudoeste/sul com intensidade fraca na ordem dos 5/15 km/h.

Rajadas ocasionais na ordem de 25/35 km/h no Topo do Planalto Sul e Grande Florianópolis.

Quarta (26)

Condições do tempo: o ar seco e frio que domina a região Sul do Brasil, inibe a formação de nuvens carregadas favorecendo mais um dia ensolarado com poucas variações de nuvens. Formação de nevoeiros e geada nas baixadas e vales durante a madrugada e início da manhã.

Temperatura e umidade: frio entre a madrugada e à manhã com destaque para os setores do Oeste aos Planaltos com mínimas entre 0ºC e 4ºC nas baixadas e vales com formação de geada. Mínimas variando entre -4ºC e 0ºC no Topo da Serra.

Máximas durante à tarde entre 21ºC e 23ºC no Oeste e Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Sul. No Litoral Norte, Vale do Itajaí e Extremo Oeste máximas de 23ºC e 25ºC. Mínimas entre 5/8ºC na Faixa Litorânea.

Ventos: nordeste/noroeste/sudoeste atuando com intensidade fraca.

Velocidade na ordem dos 5/15 km/h e rajadas ocasionais de 25 km/h.

Tendência para os próximos dias

Quinta (27)

A massa de ar frio perde força e volta a aquecer rapidamente. Sol e intervalos de muitas nuvens ao longo do dia.

Formação de geada isolada no amanhecer do Oeste a Serra. "Friozinho" entre a madrugada e início da manhã.

Esquenta no Litoral, Vale do Itajaí e Oeste com máximas entre 24º e 26ºC.

Sexta (28)

Áreas de instabilidades associadas à formação de uma frente fria promovem pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas primeiramente no Oeste e respectivamente nas outras regiões durante à tarde e à noite.

Risco de tempestades (chuva forte, raios, granizo e ventania).

Temperatura amena entre a madrugada e início da manhã. Esquenta no Litoral, Vale do Itajaí e Oeste. Sensação de abafamento.