“Taxa Selic será anunciada nesta quarta-feira (28) e deve se manter em 2%”

Foto Freepik

Por: Pedro Leal

28/10/2020 - 05:10

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) inicia nesta terça-feira (27), em Brasília, a penúltima reunião de 2020 para definir a taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 2% ao ano, seu mínimo histórico.

Nesta quarta-feira (28), ao fim do dia, após a segunda parte da reunião, será anunciada a nova taxa.

A última reunião deste ano será nos dias 8 e 9 de dezembro. Segundo a pesquisa mais recente do BC ao mercado financeiro, a expectativa é que a Selic se mantenha em 2% ao ano até o final de 2020.

Para o fim de 2021, estima-se que a taxa básica chegue a 2,75% ao ano.

O Copom reúne-se a cada 45 dias. No primeiro dia do encontro são feitas apresentações técnicas sobre a evolução e as perspectivas das economias brasileira e mundial e o comportamento do mercado financeiro.

No segundo dia, os membros do Copom, formado pela diretoria do BC, analisam as possibilidades e definem a Selic.

A Selic, que serve de referência para os demais juros da economia, é a taxa média cobrada em negociações com títulos emitidos pelo Tesouro Nacional, registradas diariamente no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic).

O Banco Central atua diariamente por meio de operações de mercado aberto – comprando e vendendo títulos públicos federais – para manter a taxa de juros próxima ao valor definido na reunião.

Ao manter a Selic no mesmo patamar, o Copom considera que as alterações anteriores nos juros básicos foram suficientes para chegar à meta de inflação, objetivo que deve ser perseguido pelo BC.

Vagas de TI

A empresa de tecnologia da informação Gateware, de Curitiba, está com 30 vagas abertas para contratação, sendo boa parte delas para desenvolvedores, cientistas e analistas de dados.

As vagas se destinam a trabalhos dentro da própria empresa e também para a alocação de profissionais em grandes empresas de todo o Brasil, como a ABinBev.

O número de vagas reflete a retomada do crescimento no setor. Mesmo com a pandemia, a empresa já realizou 27 contratações apenas em 2020.

A Gateware realiza o processo de alocação de profissionais de tecnologia em grandes empresas de acordo com suas demandas. É comum a contratação de colaboradores para projetos específicos por tempo determinado, com possibilidade de flexibilização.

Custos do funcionalismo

As despesas com servidores públicos ativos e inativos no Brasil estão entre as mais elevadas entre mais de 70 países em proporção do Produto Interno Bruto (PIB).

A conclusão é da nota econômica “O peso do funcionalismo público no Brasil em comparação com outros países”, elaborada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Os gastos com pessoal da União, dos estados e dos municípios equivaleram a 13,4% do PIB em 2018, o que coloca o país na 6ª posição entre os países para os quais o Fundo Monetário Internacional (FMI) disponibiliza dados.

O estudo foi encaminhado a autoridades do governo, líderes partidários e os presidentes da Câmara e do Senado. Não foi divulgado quanto disso está representado pelos chamados supersalários.

Schroeder amplia decoração natalina

O Município de Schroeder, através da Diretoria de Turismo estão trabalhando nos preparativos do Natal da cidade.

“Todo nosso acervo de peças luminosas foram testadas e agora receberão a manutenção com a troca de toda as mangueiras, lâmpadas e piscas para ficarem totalmente renovadas, o trabalho será efetuado por uma empresa de Blumenau que é especializada nesta área”, explica o secretário de Turismo, Ivânio Stern.

Já as tradicionais figuras lúdicas natalinas de fibra de vidro receberão toda higienização para serem expostas na praça em frente a prefeitura.

Dentro do projeto de ampliação do Natal de Schroeder, onde o município investe a cada ano, foi lançado o edital para aquisição e locação de 38 novos itens, o processo está marcado para 17 de novembro às 9h.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul