“Taxa de informalidade cai entre os brasileiros”

Por: Pedro Leal

02/04/2020 - 05:04

A taxa de informalidade no mercado de trabalho caiu de 41,1% no trimestre móvel encerrado em novembro de 2019 para 40,6% no trimestre encerrado em fevereiro, somando 38 milhões de trabalhadores informais.

Os trabalhadores informais estão sendo os mais afetados pela crise provocada pelo Coronavírus Covid-19, e os principais alvos de medidas para mitigação dos impactos da crise entre a população.

Estes quase 40 milhões se encontram sem garantias e sem proteções legais durante uma das maiores crises enfrentadas pelo país – e em muitos casos, sem os meios para exercer seus trabalhos.

No trimestre encerrado em fevereiro do ano passado, a taxa estava em 40,7%. O recorde da taxa de informalidade foi alcançado em agosto de 2019, com 41,4% da população ocupada nesta situação.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua).

Acijs cobra isonomia

A Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) encaminhou à Assembleia Legislativa de Santa Catarina ofício em que defende tratamento isonômico, ou igual, a todos os setores em relação ao cumprimento dos prazos para quitações de tributos federais no período da crise ocasionada com a pandemia do Coronavírus (Covid-19).

O documento, endereçado aos parlamentares, contou com adesão da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e tem como fundamentação a decretação de estado de calamidade pública, conforme o Decreto Legislativo 18.332/2020.

Plataforma para autônomos

A rede Magazine Luíza lançou nesta quarta-feira (1º) uma plataforma digital de vendas grátis para autônomos, micro e pequenos varejistas durante o isolamento social por conta do coronavírus.

A plataforma, Parceiro Magalu, faz parte do marketplace digital da rede, Magalu.

Em nota, a empresa informa que o Brasil tem hoje 5 milhões de empresas varejistas — a maior parte delas com faturamento de até 5 milhões de reais ao ano.

Desse total, apenas cerca de 50 mil vendem seus produtos digitalmente.

Abrasel estima demissões

Segundo estimativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Santa Catarina, a permanência do isolamento social em Santa Catarina até 8 de abril, determinada pelo governo estadual diante da pandemia da Covid-19 acarretará na demissão de cerca de 30 mil pessoas nas próximas semanas.

A estimativa foi feita com base em um levantamento realizado com 279 empresários em todo o estado, entre os dias 27 e 30 de março.

“Nosso levantamento demonstrou que o delivery não é suficiente para manter empregos. A projeção já é alarmante, pois são 30 mil trabalhadores que devem ficar sem trabalho somente no setor”, afirma Raphael Dabdab, presidente da entidade em Santa Catarina.

Petrobras corta gastos e produção

A Petrobras anunciou que vai adotar, a partir desta quarta-feira (1), novas medidas para assegurar a sustentabilidade da companhia “nesta que se configura a pior crise da indústria do petróleo nos últimos 100 anos”.

A empresa já havia anunciado no último dia 26 uma série de ações para equilibrar o caixa em meio ao choque dos preços do barril petróleo e do impacto da pandemia do novo coronavírus (covid-19) no mercado internacional.

Protocolo de segurança

Em férias coletivas desde o último dia 23, o Grupo Menegotti, de Jaraguá do Sul, está se preparando para retornar ao trabalho implementando cuidados específicos pautados na segurança e no bem-estar dos colaboradores.

Durante o período de quarentena, que atende às recomendações do governo do Estado, a diretoria vem se dedicando à criação do Protocolo de Alerta à Saúde.

O documento lista ações para cinco níveis de alerta. Atualmente, com a pandemia do novo coronavírus, as fábricas devem atuar no terceiro nível de cuidados.

Ele inclui medidas como oferta individual e coletiva de álcool 70% para todos os colaboradores, divulgação de informativos enfatizando o AS3 e restrição ao acesso de pessoas que não integram o quadro de funcionários.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul