“Schroeder inaugura nova sede do Procon”

Foto Divulgação

Por: Pedro Leal

12/10/2018 - 05:10

Foi inaugurada nesta quinta-feira (11) a nova sede do Procon de Schroeder. A unidade, que já recebe os consumidores desde o mês de julho, conta com uma estrutura de 150 metros quadrados e proporciona à comunidade mais comodidade e qualidade no atendimento, com espaços exclusivos para audiências e reuniões.

“Esta é uma grande conquista para o Procon, que além de ser uma referência no atendimento na região agora é também o único com sede própria. O objetivo é acolher melhor os consumidores e dar continuidade ao trabalho já desenvolvido”, comenta a diretora do Procon, Nadiete Marcílio.

Segundo a diretora, a unidade atende em média 130 pessoas por mês. A equipe é de dois atendentes e tem suporte de assessores jurídicos da Procuradoria Municipal.

O perfil das reclamações levadas pelos consumidores segue o padrão nacional. Conforme Nadiete, cobranças indevidas por empresas de telefonia ou má prestação de serviço lideram o ranking, seguido por problemas com cobranças bancárias.

No entando, a diretora ressalta que o Procon tem conseguido resolver a maioria das situações sem precisar aplicar multas ou sanções pelo descumprimento do Código de Defesa do Consumidor. A primeira ferramenta é o contado por telefone, seguida por notificação e, por último, audiência de conciliação.

A nova sede do Procon está localizada na Rua Blumenau, nº 320, no Centro de Schroeder, em um terreno cedido pela Prefeitura de Schroeder.

A obra foi executada com recursos próprios da pasta, provenientes de multas aplicadas contra empresas que desrespeitaram as diretos dos consumidores do município no decorrer dos oito anos de atuação.

Planejamento e área industrial

O Panorama sobre o Loteamento Industrial de Guaramirim e o planejamento do desenvolvimento econômico do município para o ano de 2018 serão o tema da próxima reunião plenária da Associação Empresarial de Guaramirim, marcada para a próxima segunda-feira (15), às 18h30.

O convidado desta semana será o secretário de Desenvolvimento Econômico de Guaramirim, Rodrigo Ademir da Silva. A plenária será no auditório da Aciag, na rua 28 de Agosto, 890, no Centro.

Escola do Trabalhador

A Escola do Trabalhador será levada ao sistema prisional brasileiro. O acordo de cooperação que viabiliza a ação foi assinado nesta quarta-feira (10) entre o ministro do Trabalho, Caio Vieira de Mello, e o ministro da Segurança Nacional, Raul Jungmann, e prevê sua colocação em prática imediatamente.

Em 10 meses de funcionamento, a Escola do Trabalhador já recebeu 548.253 matrículas e qualificou 81,5 mil pessoas.

A plataforma de ensino à distância, lançada pelo Ministério do Trabalho em 21 de novembro do ano passado, possui 357,8 mil alunos inscritos, matriculados em um ou mais cursos disponíveis. São 25 cursos divididos em 12 eixos temáticos, focados nas necessidades do mercado de trabalho brasileiro.

A solenidade de assinatura do acordo, realizada na sede do Ministério do Trabalho, em Brasília, teve, em sua sequência, uma entrevista coletiva dos dois ministros. O projeto começará pelos presídios femininos e se estenderá gradativamente para todo o sistema, nos âmbitos federal e estadual.

Chamada pública

A SCGÁS e mais quatro distribuidoras prorrogaram até o dia 31 de janeiro de 2019 a data final para o envio de propostas da chamada pública para aquisição de gás natural.

A alteração tem como objetivo alinhar a iniciativa com a chamada para contratação da capacidade de transporte do Gasbol, lançada no último mês pela ANP.

O processo tem reunido propostas de acordo com as especificações de cada distribuidora, e as negociações posteriores serão coordenadas de forma conjunta.

Participam da chamada pública, além da SCGÁS, a MSGÁS (Mato Grosso do Sul), a GasBrasiliano (Noroeste de São Paulo), a COMPAGÁS (Paraná) e a SULGÁS (Rio Grande do Sul).

1,3%

Foi o índice de crescimento do volume de vendas do comércio varejista de julho para agosto deste ano, segundo dados divulgados ontem (11), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em julho, o setor teve queda de 0,1%. O resultado de agosto recupera parte da perda de 1,5% acumulada nos três meses anteriores.

Serviços por Whatsapp

Clientes do Banco do Brasil (BB) agora podem fazer transações financeiras por meio do WhatsApp. O banco está liberando a novidade para cerca de 500 mil clientes a cada semana, mas a ferramenta estará disponível a todos os correntistas nas próximas semanas.

De acordo com o BB, as seguintes transações estão disponíveis por meio do WhatsApp: transferências, consulta do código Iban (que indica o número de conta internacional), recarga de celular, liberação de cartão, saldo de conta-corrente, extrato de conta-corrente, saldo de poupança, extrato de poupança, extrato de fundos de investimento, rastreio de cartão e emissão de fatura de cartão.

Primeiro com quatro câmeras

A Samsung anunciou oficialmente ontem (11) a chegada do Galaxy A9 (2018), a edição deste ano do smartphone que pode ser classificado como um intermediário avançado.

Seu grande destaque é a presença de quatro câmeras na traseira. com a principal delas tendo 24 megapixels (f/1,7).

Além dessa, temos ainda uma câmera com zoom óptico de 2x e 10 megapixels (f/2,4), uma com ângulo de visão de 120 graus e 8 megapixels (f/2,4) e, por último, uma câmera de profundidade de 5 megapixels (f/2,2), que serve como assistente para as outras.

Quer receber as notícias no WhatsApp?