A estimativa da safra 2019/2020 de grãos indica uma produção de 248 milhões de toneladas, com aumento de 2,5% ou 6,1 milhões de toneladas na comparação com 2018/19.

Os números registram novo recorde da série histórica e foram divulgados, nesta quarta-feira (8), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em seu quarto levantamento.

A expectativa da Conab para a área plantada é que sejam cultivados 64,2 milhões de hectares ou o equivalente a uma variação positiva de 1,5% em comparação à da safra anterior.

“As condições climáticas, que apresentaram certa instabilidade no início do plantio de verão na maioria das regiões produtoras, tomaram agora um ritmo de normalização. A perspectiva é que os níveis de produtividade apresentem bom desempenho nessa etapa”, diz a companhia.

O secretário substituto de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Wilson Vaz de Araújo, disse que os bons indicadores se devem especialmente ao bom desempenho dos financiamentos para o setor.

“Nunca se teve uma liberação e contratação tão forte de crédito oficial como o registrado nos primeiros seis meses do plano safra (julho a dezembro)”, afirmou.

Kiferro contrata

A empresa Kiferro, divulga a abertura das vagas em setores variados, nas unidades dos bairros Vila Lalau e João Pessoa.

Além de salário fixo, todas as vagas anunciadas têm também os benefícios de plano de saúde, convênio odontológico e com farmácia, refeitório na empresa e vale transporte. Dependendo do cargo, também há comissão.

As vagas abertas são para zeladora, balconista, vendedor interno, auxiliar de expedição e ajudante de carga e descarga.

Os candidatos interessados podem mandar currículo para o e-mail rh@kiferro.com.br ou deixar nas unidades da empresa.

1,5 mil vagas de emprego

O ano de 2020 começou com oportunidades para os catarinenses. O Sistema Nacional do Emprego em Santa Catarina (Sine/SC), órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável, está intermediando cerca de 1.550 vagas no estado. As possibilidades são para diversas áreas e funções.

Com quase mil vagas disponíveis nesta primeira semana de janeiro, o Oeste tem o maior número de oportunidades. Em São Miguel do Oeste são 453 postos, sendo nove para pessoas com deficiência (PcD), seguido por Chapecó (401) e Concórdia (111).

Na Grande Florianópolis são 131 ofertas de emprego, sendo 105 na Capital, 18 em Biguaçu e oito em São José.

Pedidos de patentes

Levantamento inédito da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que a quantidade de pedidos de patentes de tecnologias da Indústria 4.0 no Brasil, na comparação com o total de depósitos, aumentou 11 vezes ao longo da última década.

Em 2008, o Brasil realizou 1.202 depósitos de patentes de invenções relacionadas às tecnologias da Indústria 4.0, o que representou 5% do total de 23.170 pedidos realizados naquele ano.

Uma década depois, em 2017, o Brasil depositou 14.634 patentes relacionadas a essa indústria, o que representa 57% do total de 25.658 pedidos no ano.

Linha de crédito especial

Maior polo pesqueiro do país, Santa Catarina cria linhas de apoio aos maricultores e pescadores artesanais.

A partir deste ano, a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural destinará recursos para organização da maricultura, ocupação das áreas aquícolas e aquisição de equipamentos para segurança das embarcações.

Os financiamentos serão via Fundo Estadual de Desenvolvimento Rural (FDR).

Os maricultores que possuem áreas aquícolas concedidas pelo antigo Ministério da Aquicultura e Pesca, atual Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), contarão com recursos para aquisição de bens ou serviços para realocação ou instalação de estrutura de produção nos locais determinados.

Cada produtor poderá ter financiamento de até R$ 40 mil, com cinco anos de prazo para pagamento, com parcelas anuais e sem juros

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Facebook Messenger