“Procura por Juro Zero em Jaraguá do Sul é liderada por MEIs”

Foto Arquivo OCP News

Por: Pedro Leal

18/06/2020 - 05:06

Com quase um mês de operação, o programa Juro Zero, lançado pela Prefeitura de Jaraguá do Sul no mês de maio, já registrou a assinatura de mais de 100 contratos com microempreendedores individuais (MEI’s) e microempresas (ME’s), além de profissionais autônomos e empreendedores populares.

Os primeiros empréstimos começaram a ser liberados no início de junho, por meio das três instituições financeiras que firmaram contrato com o Município para operar a linha de financiamento emergencial.

Pelo programa, o pequeno empreendedor poderá financiar de R$ 3 mil a R$ 5 mil, com pagamento em até dez parcelas, sendo que os juros das operações quitadas em dia serão assumidos pela Prefeitura.

A procura pelo crédito tem se mostrado positiva, segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Neivor Bussolaro, garantindo que pequenos negócios se mantenham em operação, mesmo com o impacto econômico causado pela pandemia do novo coronavírus.

De acordo com levantamento feito pela própria Secretaria, 57% dos contratos firmados envolvem MEI’s.

O volume considerável de microempreendedores individuais buscando os recursos também são percebidos pelos técnicos do SEBRAE local.

De acordo com Zenilde Balsanelli, analista responsável pela agência do órgão em Jaraguá do Sul, a procura pela regularização de documentos aumentou nas últimas semanas.

Isso porque só pode contrair o crédito as empresas que estiverem com o alvará de localização e funcionamento ou comprovante de cadastro econômico no município em dia.

Prazo prorrogado

O governo prorrogou o prazo para pagamento da contribuição previdenciária e da Contribuição para o Programa de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

A decisão foi tomada em virtude da crise econômica gerada pela pandemia de covid-19.

WEG na Espanha

A população da região metropolitana de Bilbao, na Espanha, já contava com um sistema reforçado de distribuição de água potável.

Agora, com ajuda de motores elétricos da WEG, o sistema inclui a água do rio Nervión-Ibaizabal, que permite tirar proveito dos recursos hídricos do rio em períodos de seca ou escassez de fornecimento do Sistema Zadorra.

A estação de bombeamento Etxebarri é o resultado de anos de planejamento e trabalho ambiental.

Lives

A presença digital se tornou fundamental para a sobrevivência dos pequenos negócios em meio à crise causada pelo coronavírus.

Para ajudar empresários a vender mais, gerar empregos e crescer, o Sebrae/PR, em parceria com o Facebook, promoverá uma websérie especial com cinco lives para capacitar, gratuitamente, empreendedores em marketing digital e treiná-los no uso das ferramentas do Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp Business.

Os treinamentos serão realizados todas as quintas-feiras. Nesta semana, dia 18, acontece a primeira, às 15 horas, no YouTube, pelo Connect, do Sebrae/PR.

Crédito barato

O presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Pedro Guimarães, anunciou pelo YouTube que o banco concederá empréstimos a micro e pequenas empresas cobrando juros de 1,25% ao ano mais o percentual da Taxa Selic, atualmente 3% ao ano.

A cobrança do empréstimo hoje seria de 4,25%. De acordo com Guimarães, “nunca houve” uma taxa para micro e pequenas empresas nesse patamar. “Essa taxa era do custo de crédito ao mês”, assinalou.

As empresas que tomarem os recursos na Caixa terão oito meses de carência para iniciar o pagamento das parcelas mensais do empréstimo, dividido em 28 meses.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul