Para o presidente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) e do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, Luis Hufenüssler Leigue, o resultado das eleições de domingo (15) reflete o que ele define como “evolução da maturidade política do município.”

O empresário avalia que o pleito deixa como maior ensinamento o reconhecimento que o eleitor dá a gestões bem sucedidas, a mandatos que sejam cumpridos integralmente nas propostas que haviam sido lançadas em campanhas anteriores.

“Avançamos positivamente na compreensão que se tem sobre a política e o papel que se espera dos representantes eleitos, mas também do amadurecimento eleitor sobre a sua participação no processo, valorizando o voto e fazendo escolhas identificadas com o que é importante ao município na atenção às suas demandas”, observa Luis Leigue.

O líder empresarial também faz referência à continuidade da gestão, que foi respaldada por uma ampla votação.

“É um sinal de que as pessoas já não estão preocupadas essencialmente com o que se espera de uma gestão, pura e simplesmente, mas sim com a perspectiva de que o município tenha sequência de um trabalho que foi aprovado e que faz aumentar a sinergia entre o poder público e os setores organizados da sociedade, diferente de outras vezes em que se viu uma ‘quebra’ de trabalho a cada quatro anos sempre que houve o início de uma nova gestão e se mudou projetos que estavam encaminhados. Com isso, se consegue um benefício no médio e longo prazos, o que é muito mais interessante para o município.”

A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jaraguá do Sul, Talita Beber, também destacou a continuidade da gestão.

"Percebemos que a gestão atual, pela resposta dada pelos munícipes nas urnas, vem de fato realizando um trabalho sério, com notória eficiência e trazendo desenvolvimento para Jaraguá do Sul em todos os quesitos. Além disso, conseguiu ampliar a capacidade de investimento do município, o que permitiu a realização de inúmeras melhorias na cidade, o que demonstra ser muito importante."

A nossa expectativa, agora, é que todos os eleitos honrem a importância de seus cargos, trazendo desenvolvimento e ainda mais qualidade de vida para a cidade.

Inmet comemora 111 anos com app

Comemorando na quarta-feira 111 anos, Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou o aplicativo Inmet, com informações em tempo real de todas estações meteorológicas do instituto, imagens de satélite, mapas de previsão numérica do tempo e imagens de radar.

O aplicativo foi disponibilizado tanto na versão Android quanto iOS.

Segundo o instituto, os avisos meteorológicos são o grande diferencial do aplicativo.

Expansão fabril

A Duas Rodas inaugura nesta quinta-feira (19), a expansão da fábrica de pastas de variegatos, que permitirá dobrar a capacidade produtiva da seção localizada na matriz, em Jaraguá do Sul (SC).

O investimento de mais de R$ 11,6 milhões tem o propósito de atender à alta demanda do mercado de gelados comestíveis por produtos premium e com apelo de saudabilidade, setor em forte crescimento no Brasil e na América Latina nos últimos anos.

Queda nas exportações

O retorno das exportações da indústria brasileira aos níveis de 2008 traria até R$ 376 bilhões por ano para a economia do país e preservaria 3,07 milhões de empregos.

A estimativa foi feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e será apresentada nesta quarta-feira (18), no Encontro Nacional da Indústria 2020, evento que ocorre de maneira virtual neste ano.

O levantamento considerou os impactos diretos e indiretos, assim como o pagamento de tributos e o aumento da renda, de um eventual aumento nas exportações de manufaturados ao pico, observado no fim da primeira década do século.

De 2005 a 2008, o Brasil exportou, em valores totais, 0,8% dos produtos industrializados em todo o planeta. De lá para cá, a participação caiu para 0,6%.

 

Telegram Jaraguá do Sul