Com a recuperação da economia depois da crise, as vendas de veículos têm crescido consideravelmente: a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) anunciou que, no primeiro quadrimestre do ano, foram vendidos 762.880 veículos, 21,3% a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado. O mês de abril representou alta de 4,8% em relação a março, com a venda de 217,3 mil unidades no mês. Na comparação com abril do ano passado, a alta foi de 38,5%.

Segundo o coordenador do Núcleo das Concessionárias Acijs-Apevi, João Thiago dos Santos, os resultados para a região Norte de Santa Catarina também demonstram aumento considerável nas vendas: nos primeiros quatro meses do ano, as vendas de automóveis cresceram 33,59% em comparação com o mesmo período de 2017. O maior crescimento na região foi de caminhões: 48,59%. Outro aumento expressivo foi de motocicletas, com vendas 27,82% superiores às do período em 2017.

O resultado ainda esta abaixo da média histórica: o presidente da Anfavea, AntonioMegale, destacou o resultado como “o melhor abril desde 2015, e o melhor mês desde dezembro de 2015, o que significa que aos pouquinhos o número está voltando. A gente vê que no acumulado [janeiro a abril] nós estamos com 763 mil unidades, mas ainda não chegamos na média dos últimos dez anos que é de 951 mil unidades".

O setor é um dos que sofreu mais perdas durante os anos da crise: em 2016, as vendas de veículos caíram mais de 20% em comparação com 2015, depois de cair 26,55% em 2015, ano que já era o terceiro consecutivo de quedas - no ano, as vendas caíram abaixo dos níveis de 2008. Já 2017 teve uma leve recuperação, de 9% - pouco, perto do quanto elas caíram.

Nicoluzzi implanta sistema de energia solar fotovoltaica

As empresas Auto Mecânica Nicoluzzi e a Nicoluzzi Centro Automotivo implantaram recentemente em sua sede um moderno sistema de energia solar fotovoltaica. O objetivo vai além da economia, proporciona uma geração de energia limpa e renovável que contribui para a preservação do meio ambiente. São 120 placas de energia solar fotovoltaica, com potência instalada de 39,6 kWp no telhado da Auto Mecânica e mais 40 unidades no Centro Automotivo, com potência instalada de 13,2 kWp. As 160 placas foram instaladas pela empresa de Blumenau (SC), Domus Solar, especialista em desenvolvimento e implementação de projetos de energia solar.

Palestra gratuita esclarece normas de compliance para empresas

O Núcleo de Sustentabilidade Corporativa da Acijspromove no dia 22 de maio palestra gratuita abordando aspectos como ética, compliance e responsabilidade social como estratégias de integridade nos negócios. O objetivo da palestra, que será conduzida por AdelitaAdiers, é orientar as empresas quanto à adoção de melhores práticas para a uniformização do comportamento ético no âmbito das organizações. A palestra será realizada às 9 horas, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul. Informações e inscrições pelo telefone (47) 3275-7059 ou pelo e-mail eventos@acijs.com.br.

Empresa jaraguaense lança novos produtos de nutrição funcional

A farmácia de manipulação Biodora, de Jaraguá do Sul, lançou na semana passada três novos produtos de nutrição funcional, no Congresso Sul Brasileiro de Nutrição Funcional, que aconteceu em Florianópolis.Aempresa apresentou ao mercado um frapêtermogênico, um chocolate probiótico e, ainda, uma sopa funcional. Segundo a empresa, eles são fáceis de preparar e ajudam na manutenção da saúde, também prevenindo diversas doenças. Os produtos estão à venda na Biodora, que funciona na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, no Centro de Jaraguá do Sul. Eles também podem ser adquiridos online e remetidos para diferentes regiões do país.

Banco Central lança Laboratório de Inovações Financeiras

Interessados em inovação financeira poderão propor projetos que serão desenvolvidos com apoio do Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (Lift). O laboratório, lançado nesta quarta-feira (9), em cerimônia em Brasília, é uma iniciativa da Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac), coordenada pelo Banco Central (BC) e apoiada por empresas de tecnologia e especialistas.