Nesta terça-feira (30), os ministros do presidente eleito Jair Messias Bolsonaro (PSL)  confirmaram a fusão dos ministérios da Fazenda, do Comércio e Indústria e do Planejamento em uma única pasta, a da Economia.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou nota contrária à decisão. Segundo a entidade, é "imprescindível" que o Brasil tenha um ministério forte e independente para elaborar, executar e coordenar políticas públicas para o setor industrial.

"Tendo em vista a importância do setor industrial para o Brasil, que é responsável por 21% do PIB nacional e pelo recolhimento de 32% dos impostos federais, precisamos de um ministério com um papel específico, que não seja atrelado à Fazenda, mais preocupada em arrecadar impostos e administrar as contas públicas", afirmou o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, em nota.

Segundo a entidade, a excessiva concentração de funções em um único ministério reduziria a atenção sobre temas cruciais para a indústria, que ficariam diluídos em meio às demandas maiores da macroeconomia.

Projeto Verão

Começa a temporada pré-verão e a procura pelas academias e atividades físicas aumenta.

Para garantir a qualidade na prestação dos serviços e a segurança dos usuários, o Procon de Schroeder aderiu ao Projeto Verão, ação de fiscalização desenvolvida pelo Procon de Santa Catarina em parceria com o Conselho Regional de Educação Física (CREF).

Durante a blitz nas academias, foram analisados dados como os alvarás, tabelas de preço, horários de atendimento, disponibilização do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/90), entre outros.

Gasolina cai 0,84%

Um dia após a maior redução desde a vigência da política de reajustes frequentes dos preços, de 6,2%, nesta quarta-feira, a Petrobras anunciou uma nova redução no preço da gasolina nas refinarias. Desta vez, a queda anunciada é de 0,84%.

Com isso, o litro do combustível passará a ser comercializado a R$ 1,8466 a partir desta quinta-feira (1º).

Esta é a décima redução consecutiva do preço do combustível, desde que ele atingiu R$ 2,2514 em setembro.

A queda acumulada desde 25 de setembro (quando o preço começou a recuar) chega a 17,98%, ou seja, 40 centavos por litro.

Inteligência artificial

A utilização de recursos de inteligência artificial no dia a dia das cidades é tema de palestra do engenheiro mecatrônico Sérgio Ricardo Gama, que atua na IBM na América Latina.

Especialista em desenvolvimento de software, inteligência artificial, Big Data e IoT (Internet das Coisas), ele vai falar sobre como a gestão de cidades pode ser mais inteligências a partir do uso de tecnologias. A palestra ocorrerá na plenária da Acijs e Apevi na segunda-feira, dia 5 de novembro.

No espaço dedicado a empreendedorismo, Valdemir Michels vai apresentar dados do desempenho do Núcleo de Panificação Acijs-Apevi.

A reunião ocorre às 18 horas, no Centro Empresarial, com acesso gratuito e aberta a empresários, profissionais de todas as áreas e ao público em geral.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?