Setor que vem registrando desempenho positivo na economia catarinense, e com histórico de participação em Jaraguá do Sul e região, a indústria de móveis está no radar da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) como mais um dos Núcleos Empresariais da entidade.

Na quarta-feira, dia 20, a Acijs realiza uma reunião de sensibilização com empresas do segmento, detalhando como a organização setorial pode auxiliar no desenvolvimento dos negócios em ambiente associativo.

A vice-presidente de Núcleos Empresariais Simone coordena o encontro, que terá a presença do membro do Conselho Superior e ex-presidente Vicente Donini. O empresário, presidente do Conselho de Administração da Marisol, comandou a entidade no período 1992-1994, quando o programa de núcleos empresariais foi idealizado com base na experiência da Câmara de Artes e Ofício da Baviera, na Alemanha.

Donini vai falar sobre esta experiência e como o associativismo, por meio da união entre empresas do mesmo setor, pode fortalecer a categoria e, consequentemente, ajudar na expansão dos negócios.

A reunião é aberta à participação de empreendedores ligados ao segmento produtivo e vai acontecer às 19 horas, no Cejas. Informações e confirmações de presença pelo telefone e WhatsApp (47) 98900-7612, ou pelo e-mail consultor2@acijs.com.br.

A agenda semanal da Acijs vai contar ainda com duas reuniões de planejamento do Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho, também no dia 20, às 16h, e do Núcleo de Panificação e Confeitaria, na terça-feira (19), às 20h.

G20

Os ministros das Finanças do Grupo dos 20 (G20) estão na ilha de Bali, na Indonésia. O grupo reúne os principais países industrializados e emergentes. As autoridades estão tentando encontrar um denominador comum para a economia global, em um momento em que o grupo permanece dividido em conexão com a invasão da Ucrânia pela Rússia.

WEG

A WEG, fornecedora oficial de estações de recarga para veículos elétricos das marcas Peugeot, Fiat, Citroën e Jeep no Brasil, ampliou sua parceria com a Stellantis para fornecer os equipamentos para as unidades do Grupo na Argentina. O acordo entre a WEG Argentina e a Peugeot foi firmado para o lançamento do novo 3008 Híbrido Plug-in e prevê a instalação dos modelos WEMOB PARKING nas diversas Concessionárias da Peugeot no país, além de entregar um modelo WEMOB WALL para cada veículo elétrico vendido.

Argentina

O banco central da Argentina anunciou uma mudança em sua estratégia para definir os juros do país, que subiram acentuadamente desde o início do ano, conforme a instituição luta para combater a inflação crescente. As informações são da Reuters. Os custos dos empréstimos passarão a ser determinados de acordo com um intervalo definido por três variáveis: a taxa de juros dos títulos do Tesouro de curto prazo, a taxa de referência Leliq de 28 dias e a taxa de empréstimo overnight, de acordo com um comunicado.

Produção

A produção industrial brasileira permaneceu estável em junho deste ano, após apresentar crescimento em maio, informou na sexta-feira (15), em Brasília, a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O índice de evolução da produção registrou 50,1 pontos, muito perto da linha divisória de 50 pontos, o que significa que a produção teve estabilidade frente ao mês anterior. Em maio, o índice havia ficado em 53,6 pontos.

Juros

As empresas que usam créditos fiscais (tributos pagos a mais ao longo da cadeia produtiva para pagar menos impostos) terão mudanças na forma como o saldo remanescente será corrigido. A Receita Federal proibiu a incidência de juros sobre juros na compensação tributária, reduzindo o valor que os empresários podem abater em impostos futuros. A mudança consta da Solução de Consulta 24/2022 Editada pela Coordenação-Geral de Tributação da Receita Federal há um mês, a medida foi publicada apenas na quinta-feira (14) no Diário Oficial da União.

Formação

A Fiesc, por meio da unidade do Senai do Vale do Itapocu, concluiu na quarta-feira (13) o curso de formação de operadores de produção, em parceria entre a Prefeitura e a Associação Empresarial de Guaramirim (Aciag). Formalizado em abril, o programa faz parte das ações alinhadas pelo Comitê de Desenvolvimento Regional (CDR) com o objetivo de oferecer a trabalhadores das indústrias e pessoas da comunidade oportunidades de qualificação para o mercado de trabalho.