Num país onde a educação ainda não é prioridade, os parcos exemplos de excelência precisam ser propagados. A insensatez comum de uma nação, que ainda se encontra na rabeira da qualidade de ensino mundial, impede que percebamos a revolução isolada e silenciosa que alguns modelos vem promovendo nessa imensidão territorial.

Quando a Educação, conectada com a realidade, possibilita aprendizado disruptivo, projetos inovadores brotam, em benefícios à comunidade. Temos em nossa cidade exemplos dignos de reconhecimento. Uma equipe de alunos do programa Robótica na Escola, da Secretaria Municipal de Educação de Jaraguá, desenvolveu um aplicativo, de nome ‘Trashride’, para solucionar um problema ambiental encontrado na cidade.

A ferramenta colaborativa criada pela equipe ‘Imhotep’ promove e facilita a logística de entrega de materiais descartáveis e controlados (móveis velhos, lixo eletrônico, lâmpadas, óleo de cozinha, entre outros), ao PEV - Posto de Entrega Voluntária. Pelo aplicativo, usuários podem oferecer caronas ao PEV, ou procurar por caronas agendadas, aproveitando uma mesma viagem, além de possibilitar o serviço a quem não possui veículo próprio ou por outra dificuldade.

Vale destacar que exemplos de Educação como este, se orientam em algumas convicções: são inquietos com suas práticas; transformam os alunos em protagonistas da aprendizagem; sabem que não há como promover transformação e desenvolvimento, sem que tudo passe pelo ‘duto’ chamado Educação.
Parabéns ao visionário programa Robótica na Escola, aos abnegados professores orientadores e aos empenhados alunos competidores.